05/02/2024 15h07

Idaf apresenta regularização de agroindústrias de pequeno porte no Espírito Santo para o Estado de Goiás

Trabalho do Idaf tem reconhecimento no cenário nacional.

Novamente, o trabalho desenvolvido pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) foi destaque não só no Estado. Desta vez, a troca de experiências foi com o Estado de Goiás com foco na regularização de agroindústrias de pequeno porte.

A palestra on-line ministrada pela subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, Carolina Dadalto Borgo, aconteceu na última semana, para integrantes do grupo de trabalho do Programa Nacional em Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa), no Estado de Goiás, que pretendem apoiar, no ano de 2024, ações para a estruturação e o fortalecimento dos Serviços Municipais (SIM) de Goiás.

Participaram da reunião representantes da Superintendência do Ministério da Agricultura de Goiás, Agência Goiânia de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), além de universidades e produtores.

Durante a palestra, foram abordados temas referentes ao Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp) e ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), pontuando as estratégias adotadas pelo Idaf para que o número de agroindústrias de pequeno porte registradas no Espírito Santo aumentasse 1228% nos últimos 5 anos.

Para a subgerente do Idaf, Carolina Dadalto Borgo, é gratificante poder compartilhar o conhecimento técnico, resultados e avanços em prol da regularização de agroindústrias, realizado pelo Idaf, por meio da gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp) para o desenvolvimento e melhorias do sistema em outros Estados.

“O trabalho da Geapp tem sido destaque no cenário nacional. Recebemos contatos de diversos outros Órgãos estaduais e federais responsáveis pela inspeção (como Maranhão, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso), a fim de conhecer a experiência de sucesso do Idaf na regularização e valorização das agroindústrias de pequeno porte de produtos de origem animal”, destacou.

A coordenadora do Proesa, Márcia Bernardes, a o sucesso que foi a troca de experiências entre os Estados. “Que palestra fantástica da Dra. Carolina Dadalto. Foi muito elogiada pelos participantes da reunião. As informações trazidas por ela sobre os avanços do Espírito Santo na regularização das agroindústrias de pequeno porte, certamente poderão contribuir na construção de estratégias para o trabalho que está sendo realizado em Goiás”, enaltece.

Texto: Rafaely Lyra

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Idaf

Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter

(27) 99237-5308

ascom@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard