O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e a Vigilância Sanitária de São Mateus apreenderam, nesta sexta-feira (14), 1.099 quilos de produtos de origem animal comercializados no açougue de um supermercado local sem documentação sanitária e sem nota fiscal.
A denúncia foi recebida pela equipe da Vigilância, que solicitou o apoio técnico do Idaf para executar a operação.
De acordo com a Vigilância Sanitária, o denunciante informou que notou a presença de capim e serragem de madeira na carne comercializada no local. O açougue está interditado até que regularize a situação e toda a carga foi destruída.
A médica-veterinária do Idaf Bruna Cruz informou que também foram identificadas carnes com coloração esverdeada, além da presença de larvas e pelos. “A ausência da documentação sanitária indica que esses produtos são provenientes de abate clandestino. A disponibilização desses alimentos para consumo coloca em risco a saúde dos eventuais consumidores”, alertou.
Além de carne bovina, a Vigilância Sanitária também apreendeu linguiça, bucho, toucinho, ossos bovinos, mocotó e queijo.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
Tel.: (27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
comunicacao@idaf.es.gov.br