Teve início nessa terça-feira (5) a primeira edição da Feira da Agroindústria Capixaba, que segue até sexta-feira (8) no anexo da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). O evento, organizado pela Casa dos Municípios da Ales, contará com exposição de produtos, palestras, workshops e rodadas de negócios.
O diretor técnico em exercício do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Fabiano Campos Grazziotti, esteve presente na abertura do encontro, e destacou a importância dessa iniciativa.
“É uma grande satisfação para o Idaf fazer parte desta iniciativa da Assembleia Legislativa, que valoriza o importante trabalho desenvolvido pela agricultura familiar. O Espírito Santo tem hoje 96 estabelecimentos de pequeno porte que produzem produtos de origem animal devidamente regularizados, seja pelo Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp) ou pelo Susaf, com mais de 660 produtos aptos a serem comercializados em todo o estado, que atendem aos preceitos de qualidade sanitária dos alimentos que chegam à mesa da população”, pontuou Grazziotti.
“O comprometimento dos servidores do Idaf com a segurança dos alimentos que chegam à população capixaba somado ao trabalho responsável feito pelas agroindústrias coloca o Espírito Santo em um patamar de referência nacional no que se refere à regularização das agroindústrias de pequeno porte”, complementou o diretor técnico em exercício do Idaf.
Programação técnica
Nesta quarta-feira (6), o fiscal estadual agropecuário do Idaf Fabiano Fiuza participa da mesa-redonda “Estratégias de Agregação de Valor – Selo Arte, Indicações Geográficas e Marcas Coletivas”, juntamente com a auditora fiscal federal do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) Beatriz de Assis Junqueira. Na ocasião, o fiscal do Idaf debate sobre o Selo Arte no Espírito Santo.
“Atualmente temos 182 produtos com certificado de artesania no estado, integrando 22 estabelecimentos, de 6 municípios: Domingos Martins, Itapemirim, Jaguaré, Montanha, São Mateus e Venda Nova do Imigrante. Para que o produto receba o Selo Arte, o estabelecimento, obrigatoriamente, deve estar registrado em algum Serviço de Inspeção Oficial, seja ele municipal (SIM), estadual (Serviço de Inspeção Estadual – SIE ou Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte – Siapp) ou federal (SIF)”, explicou Fiuza.
O evento é aberto ao público, mas os workshops e minicursos têm vagas limitadas.
Para mais informações, acesse: https://www.al.es.gov.br/Noticia/2024/11/47735/ales-finaliza-preparativos-para-a-feira-da-agroindustria.html.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 99946-7504
ascom@idaf.es.gov.br