Buscando informações sobre a criação das abelhas sem ferrão para concluir a regulamentação da meliponicultura estadual, a médica veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) Talita Maria Pimenta de Paoli, participa até o próximo sábado (19) do XXII Congresso Brasileiro de Apicultura (Conbrapi) e VIII Congresso Brasileiro de Meliponicultura.
O evento, realizado em Joinville (SC), traz como tema este ano: “Polinização, tecnologias, oportunidades e desafios para o criador de abelhas no Brasil”. Estão reunidos pesquisadores, apicultores e meliponicultores, representantes de indústrias do setor, além de representantes governamentais e das associações e confederações de todo o Brasil para discutir avanços na produção, comercialização, certificação de produtos e regularização da produção e ainda os avanços na sanidade apícola e regulamentação da produção.
Representante do Idaf no Comitê Gestor de Apicultura e Meliponicultura do Espírito Santo, Talita vem participando – junto dos outros membros do Comitê – de reuniões com pesquisadores e representantes do setor de outros estados para discutir as ações a serem desenvolvidas no Espírito Santo para avanço do setor, além de buscar informações sobre a meliponicultura para definição do regulamento técnico de identidade e qualidade do mel de abelha sem ferrão.
No evento, com previsão de participação de 2 mil pessoas de todo o Brasil, serão realizadas palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e visitas técnicas guiadas por cidades do interior catarinense.
Expositor capixaba
O Espírito Santo estará presente também entre os expositores do Conbrapi. A Cooperativa Tupyguá, de Aracruz, vai representar o Estado com um estande no evento.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Denys Lobo
Texto: Denys Lobo
Tel.: (27) 3636-3774
comunicacao@idaf.es.gov.br