Servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) concluíram, nesta sexta-feira (18), em Vitória, o curso de identificação de madeira e carvão, que teve início na segunda-feira (14).
O curso foi ministrado pelos instrutores José Arlete Alves Camargos e Luiz Fernando Marques, servidores que já atuaram no Laboratório de Produtos Florestais, do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O treinamento contou com aulas teóricas e práticas, abordando introdução à anatomia da madeira, madeiras com restrição de comércio e uso da chave para identificação de madeiras comerciais.
De acordo com o diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas, o Instituto recebeu novos servidores no último ano, por isso, é importante que haja o nivelamento de informações. “Além disso, a capacitação técnica aprofundada contribui para aprimorar o conhecimento e promover a entrega de serviços com cada vez mais qualidade pelos profissionais do Idaf”, destacou Chagas.
O gerente de Licenciamento e Controle Florestal do Idaf, Jésus Fernando Miranda Barbosa, explicou que a identificação de produtos madeireiros de origem nativa é primordial nas fiscalizações realizadas pelo órgão. “É fundamental que, nas abordagens, seja avaliada a correspondência entre os produtos fiscalizados e os respectivos Documentos de Origem Florestal (DOF), por exemplo”, disse Barbosa.
O DOF, emitido pelos sistemas DOF Legado e DOF+ Rastreabilidade, é uma licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de espécies nativas, inclusive o carvão vegetal nativo. O documento contém informações sobre as espécies, tipo de material, volume, origem, destino, entre outras.
Nivelamento
Além do aprimoramento nas técnicas de identificação de madeira e carvão, os servidores passaram, por nivelamento de informações referentes à subgerência de Controle Florestal, ministrado pelo subgerente Wilmondes Magalhães de Oliveira, especificamente quanto à fiscalização de produtos madeireiros de origem nativa.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 99946-7504
ascom@idaf.es.gov.br