Encontro aconteceu entre essa segunda-feira (09) e esta quarta-feira (11), no Sebrae, em Vitória.
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, nesta semana, a 7ª capacitação para os servidores que atuam nos Serviços de Inspeção Municipais (SIMs) do Estado, com os objetivos de apoiar a estruturação e fortalecimento dos SIM’s, aumentar o número de municípios aderidos ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES) e ampliar a oferta de produtos de qualidade e seguros para os consumidores. O encontro aconteceu entre essa segunda-feira (09) e esta quarta-feira (11), no Sebrae, em Vitória.
A capacitação foi realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES), o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-ES) e o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Espirito Santo (OCB/ES).
Nesta edição, além da participação dos servidores do Idaf, a gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp), com a diretoria do Órgão e as entidades parceiras, viabilizou a participação de uma especialista renomada no seguimento para palestrar durante a capacitação, a doutora em Ciência de Alimentos com foco em Microbologia, Clarrissa Barretta.
A subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, Carolina Dadalto Borgo, explicou que o trabalho diferenciado da Geapp no desenvolvimento do Susaf/ES é destaque em todo o País. “O fortalecimento dos serviços pode ser notado, inclusive, pelo aumento da quantidade de municípios que aderiram ao Susaf/ES. Atualmente, são 12 municípios aderidos, 76 agroindústrias de pequeno porte incluídas e mais de 460 produtos de origem animal de qualidade e seguros para a população capixaba", disse.
Segundo o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, as capacitações periódicas devem continuar acontecendo para garantir o fortalecimento no atendimento às agroindústrias de pequeno porte, um programa prioritário do Governo do Estado, pensando no desenvolvimento rural e socioeconômico dos municípios, no fortalecimento da cadeia produtiva, na extensão do mercado de vendas, na valorização do alimento produzido em solo capixaba, na geração de emprego e renda, na oferta de alimentos devidamente inspecionados e no incentivo à cultura e ao agroturismo local.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br