08/05/2024 08h08

Inscrições abertas para habilitação de médicos-veterinários para colheita e envio de amostras para exame de mormo

Já estão abertas as inscrições para o curso on-line de habilitação de médicos-veterinários para realizarem os procedimentos de colheita e envio de amostras sorológicas para exames de mormo (doença que acomete os equídeos). O curso é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, no Espírito Santo, o procedimento é coordenado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e pela Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária (SFA-ES).

A médica-veterinária do Idaf Adriana Rampinelli, responsável no órgão pelo Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), explicou que apenas médicos-veterinários previamente habilitados são autorizados a realizar os procedimentos de colheita de amostras sorológicas para os testes diagnósticos e encaminhamento aos laboratórios credenciados. “Os profissionais devem ser aprovados em capacitação específica sobre o PNSE, oferecida e organizada pelo Serviço Veterinário Oficial, além de serem devidamente registrados no respectivo Conselho Regional de Medicina Veterinária”, explicou Adriana Rampinelli.

O curso

O curso é realizado exclusivamente no formato on-line e está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Embrapa pelo link: https://ava.sede.embrapa.br/login/index.php.

As inscrições são gratuitas e o curso tem início logo após a efetivação da inscrição. A capacitação é autoinstrucional, com carga horária de 20 horas.

Para obter o certificado, é preciso concluir os módulos e as capacitações e obter, no mínimo, 70 pontos. Ao final do curso, o interessado deverá enviar o certificado aos responsáveis pelo PNSE no Espírito Santo, para oficializar o pedido de habilitação. Os e-mails para habilitação no estado são: sisa-es@agricultura.gov.br e sdsa@idaf.es.gov.br.

Texto: Francine Castro


Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard