Seis médicos-veterinários foram contratados, em regime de designação temporária, para reforçar o trabalho de defesa sanitária animal realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Os novos profissionais participaram, nesta sexta-feira (25), de treinamento no Instituto e iniciarão as atividades a partir da próxima semana. A previsão é que mais quatro médicos-veterinários sejam contratados também na próxima semana.
O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, destacou a importância do trabalho que os novos profissionais desenvolverão. “A ampliação do corpo técnico tem como objetivo auxiliar nos processos de registro de granjas avícolas e suprir a demanda de atividades de defesa sanitária animal em municípios que, atualmente, estão sem suporte nesse segmento. Com a contratação, esperamos avançar significativamente nos serviços entregues à população, em especial, o produtor rural”, disse.
O diretor técnico do Instituto, Fabiano Grazziotti, esteve presente na abertura para dar as boas-vindas aos novos profissionais e reforçar quanto à relevância das ações que realizarão. “A adequação dos estabelecimentos avícolas é fundamental para garantir as condições mínimas de biosseguridade, prevenindo a introdução de doenças de impacto sanitário e econômico, como a influenza aviária, por exemplo. Hoje temos em torno de 282 processos de registro em tramitação no Idaf. Esperamos que todos os estabelecimentos estejam devidamente registrados em, no máximo, um ano. Para isso, precisamos também que o setor produtivo esteja engajado para que, juntos, possamos avançar nesse cenário”, esclareceu.
Treinamento
Durante o treinamento, os veterinários foram orientados sobre procedimentos administrativos e também conheceram um pouco sobre a estrutura organizacional do Instituto.
Além disso, foram apresentados aspectos gerais da defesa sanitária animal, com ênfase nas principais atividades desenvolvidas e no papel do médico-veterinário nesse processo.
De acordo com o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cezana Cipriano, a partir da segunda quinzena de outubro, eles participarão semanalmente de treinamentos on-line, abordando os programas sanitários específicos. “O Idaf atua como órgão executor dos programas federais, que variam de acordo com espécie ou enfermidades. É fundamental compartilharmos as legislações vigentes e os procedimentos que devem ser seguidos e as informações serão repassadas de forma gradual e continuada”, disse Cipriano.
Os médicos-veterinários contratados atuarão nos municípios de Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Barra de São Francisco, Pedro Canário, Ecoporanga, Afonso Cláudio e Iúna. O contrato de prestação de serviços é de seis meses, prorrogável por igual período.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
comunicacao@idaf.es.gov.br