31/03/2022 11h19

Oficina discute projeto-piloto de regularização ambiental no Espírito Santo

O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de março, em Vitória.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e a Federação da Agricultura (Faes) realizaram, em parceria com órgãos e instituições dos setores ambiental, de pesquisa e de assistência técnica, uma oficina de planejamento para a implantação de um projeto-piloto do Programa de Regularização Ambiental Produtiva (Pravaler). O evento aconteceu nessas terça-feira (29) e quarta-feira (30), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES), em Vitória.

De acordo com o gerente de licenciamento e controle florestal do Idaf, Fabrício Zanzarini, o projeto piloto visa à recuperação das áreas de passivo ambiental identificadas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), associadas a cultivos produtivos sustentáveis, com geração de renda para os proprietários rurais. O projeto também irá auxiliar na regulamentação do Programa de Regularização Ambiental (PRA), no Espírito Santo, inclusive, com a criação de modelos de recuperação que possam ser reproduzidos no restante do Estado.

“Estamos discutindo e desenvolvendo em conjunto ferramentas para uma política florestal sustentável, voltada para a recuperação e a proteção da Mata Atlântica e dos recursos hídricos do nosso Estado, associada à produção”, disse Zanzarini. 

Participaram da oficina representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), das Secretarias da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), além do Instituto de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Espírito Santo (Incaper), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro), da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e das empresas Suzano e Vale.

 

Pravaler

O Pravaler é uma iniciativa da CNA em parceria com a EMBRAPA e o SFB, além da Cooperação Internacional Alemã no Brasil – GIZ, e também dos órgãos governamentais responsáveis pela gestão florestal nos Estados.

O programa foi criado a partir dos resultados das pesquisas desenvolvidas no Projeto Biomas e mostra ao produtor, na prática, como agregar sustentabilidade à produção.

 

Texto: Rafaely Lyra

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 98163-0601
comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard