Entrepostos de pescado do Espírito Santo registrados junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf/ES), por meio do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), poderão ampliar a comercialização de seus produtos para todo o país. Antes, o comércio era restrito ao Estado.
A comercialização dos produtos capixabas passa a valer após o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconhecer a equivalência do SIE, na categoria pescado e derivados, para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi). O resultado foi publicado nessa segunda-feira (18) no Diário Oficial da União.
De acordo com o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o reconhecimento representa um importante avanço na economia do Espírito Santo, que poderá destinar sua produção para todo o país, expandindo sua área de atuação. “Além disso, demonstra a estrutura adequada do SIE/Idaf, que atendeu às exigências previstas nas auditorias realizadas pelo Ministério da Agricultura”, disse.
O Estado já foi reconhecido para as categorias de carnes (2013), ovos (2015) e leite (2018).
Possíveis beneficiários
Atualmente, existem dois empreendimentos de pescado registrados junto ao SIE/Idaf, que poderão ampliar sua área de comercialização. Para isso, devem manifestar interesse junto ao Instituto, que fará a auditoria a fim de verificar se estão aptos ou indicar as adequações necessárias. A aprovação será emitida uma vez que o estabelecimento atenda aos critérios de conformidade.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ David Monteiro
Tel.: (27) 3636-3774
comunicacao@idaf.es.gov.br