Avaliar a quantidade dos serviços veterinários prestados pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Esse é o objetivo da auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que teve início nessa segunda-feira (05) e se estende até sexta (09).
Uma equipe do Mapa de Brasília e da Superintendência Federal de Agricultura no Espírito Santo (SFA-ES) está reunida com os médicos veterinários da Seção de Defesa Sanitária Animal do Idaf para avaliar como está a execução dos planos, programas, ações e demais procedimentos relacionados à saúde e defesa animal no Estado.
O programa de avaliação leva em conta quatro componentes apontados pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como essenciais para a qualidade dos serviços veterinários: recursos humanos, físicos e financeiros; autoridade, capacidade técnica e operacional; interação; e capacidade de certificação para acesso aos mercados.
Escritórios locais
Outras unidades administrativas do Idaf também serão auditadas. Nesta terça-feira (06), a equipe visita o escritório local de Santa Maria de Jetibá. Ao longo da semana, também serão avaliados os escritórios de Colatina, Barra de São Francisco e Linhares. A escolha é feito aleatoriamente pelo Ministério da Agricultura.
O chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza Rangel, explica que houve umas mudanças no processo de auditoria do Mapa e esta é a primeira vez que o Instituto será avaliados nesses novos moldes. “Anteriormente a análise era feita por programas específicos, agora é geral, avaliando o serviço veterinário como um todo. O foco está na qualidade do que é oferecido e não na quantidade. Também existe uma preocupação quanto às parcerias com a iniciativa privada de modo a aumentar a vigilância ativa nas unidades da Federação”, explicou Fiuza.
Programa de Avaliação
Recentemente, o Ministério da Agricultura atualizou os métodos e critérios de avaliação da qualidade dos serviços veterinários em saúde animal, com a criação do Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento da Qualidade do Serviço Veterinário. O programa está alinhado aos exigentes padrões internacionais, para promover melhorias contínuas e necessárias ao desempenho do Serviço Veterinário Oficial (SVO).
O programa baseia-se em duas metodologias: monitoramento contínuo de indicadores e auditorias presenciais periódicas nos Estados. O método foi desenvolvido pela Coordenação de Avaliação e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários (CASV) do pelo Departamento de Saúde Animal (DSA).
Para as auditorias, foi desenvolvida uma ferramenta de avaliação da qualidade do SVO adaptando metodologia da OIE usada em avaliações dos Serviços Veterinários dos países-membros que é conhecida como PVS/OIE Tool (Performance of Veterinary Services).
Em 2017, serão realizadas auditorias em dez Estados: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Acre, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo que em Sergipe e Minas Gerais já foram concluídas.
O SVO é composto pelo Mapa e por órgãos estaduais de sanidade agropecuária, além de veterinários credenciados.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774