O artigo faz parte do projeto de pesquisa “Proposição de um protocolo para identificação de estágios sucessionais com o uso de ferramentas de sensoriamento remoto".
Os servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES), o doutor em produção vegetal, Emanuel Maretto Effgen, e o doutorando em Ciências florestais, Tobias Baruc Moreira Pinon, produziram um artigo científico brasileiro inédito sobre a Mata Atlântica, que investiga a relação entre a variação do brilho das copas das árvores e o número de espécies presentes na floresta. O artigo científico, intitulado "Biodiversity from the Sky: Testing the Spectral Variation Hypothesis in the Brazilian Atlantic Forest”, foi publicado na categoria de maior relevância, da renomada revista suíça de trabalhos científicos: Remote Sensing.
O artigo faz parte do projeto de pesquisa “Proposição de um protocolo para identificação de estágios sucessionais com o uso de ferramentas de sensoriamento remoto", desenvolvido pelos dois servidores do Idaf, desde 2021, quando foi selecionado pelo Banco de Projetos de Pesquisa da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Também recebem apoio financeiro e técnico do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
O servidor Tobias Baruc Moreira Pinon explica que o trabalho integra abordagens de dados hiperespectrais e investiga a relação entre a variação espectral e a diversidade taxonômica da floresta. “A pesquisa busca entender como esses métodos podem ser utilizados para mapear e classificar a vegetação com maior precisão, contribuindo para a conservação e manejo sustentável de ecossistemas tropicais, um tema de grande relevância frente às atuais mudanças climáticas”, disse.
Para o doutor e servidor do Idaf, Emanuel Maretto Effgen, essa conquista evidencia o compromisso do Idaf em fomentar pesquisas que aliam inovação tecnológica e preservação ambiental, além de servir de inspiração para outros profissionais interessados em unir ciência, prática e políticas públicas para a gestão responsável dos recursos naturais.
É destaque
O projeto já foi destaque outras vezes. Recentemente foi citado em um capítulo do livro “O Papel das florestas frente às mudanças climáticas: Ciências Florestais: Coletânea de trabalhos”. Também teve dois resumos expandidos publicados no II Seminário de Defesa Agropecuária do Espírito Santo. Em 2023, registrou a primeira publicação na mesma revista suíça, com o artigo intitulado "Mapping of the Successional Stage of a Secondary Forest Using Point Clouds Derived from UAV Photogrammetry". Nesse primeiro trabalho estabeleceu-se os parâmetros para a identificação dos estágios sucessionais a partir de voos com drones transportando câmeras RBG na Mata Atlântica.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 99946-7504
ascom@idaf.es.gov.br