O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) deu início, na manhã desta terça-feira (04), ao curso de desenvolvimento pessoal e profissional voltado para os servidores finalísticos do órgão. Neste primeiro momento, serão capacitados 30 servidores da área técnica.
Com carga horária de 24 horas, o curso será ministrado pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e se estende até esta quinta-feira (06). Serão abordados temas como imagem pessoal e profissional, gestão de conflitos, desenvolvimento pessoal e trabalho em equipe. As responsáveis pela capacitação serão as docentes da Esesp Karina Uchôa e Margarida Eugênia.
Para o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, a ação integra o Programa de Aperfeiçoamento Profissional do Instituto. “O objetivo é que tenhamos um projeto de educação contínuo para os servidores com a promoção de reciclagem e cursos de aperfeiçoamento que reflitam melhores condições de trabalho e a oferta de um serviço cada vez mais qualificado para os cidadãos”, ressaltou o diretor.
Segundo a psicanalista Margarida Eugênia, o curso foi estruturado especificamente para o Idaf. “Participamos de várias reuniões para conhecer os anseios, as demandas e ouvir os servidores e, por fim, apresentar uma proposta que vá ao encontro das necessidades apresentadas pelo Instituto”, explicou.
De acordo com a chefe da Assessoria de Educação Sanitária e Ambiental do Idaf, Eliany D’Ávila, esta era uma demanda da instituição. “Entendemos, juntamente com a diretoria e a Assessora de Planejamento, que este curso é o primeiro passo para efetivação da proposta. Neste primeiro momento o foco será nas equipes que atuam nas fiscalizações para que esse serviço seja executado de forma cada vez melhor”, ressaltou Eliany.
Opinião
Para o técnico em agropecuária Elton Vasconcelos, do Escritório Local do Idaf em Santa Teresa, esta é uma oportunidade de desenvolvimento. “Será importante que a gente saiba, por exemplo, como agir em eventuais situações de conflito durante as abordagens de fiscalização. Precisamos saber ouvir e canalizar aquilo que pode tornar o nosso serviço ainda melhor”, disse.
O colega de trabalho Rafael Rebelo de Oliveira Albane, engenheiro agrônomo do Escritório Local de Colatina, compartilha desse pensamento. “Além disso, acredito que o curso será essencial para aprimorar as relações interpessoais – tanto com os demais servidores quanto com o público atendido. Isso, aliado ao conhecimento técnico que os profissionais do Idaf detém, resultará em um atendimento de mais qualidade para a sociedade”, opinou.
O curso
Ao todo serão 13 turmas envolvendo 389 servidores, entre médicos veterinários, engenheiros agrônomos, florestais e cartógrafos, geógrafos, técnicos agrícolas, entre outros. Ainda em 2016 serão realizadas mais seis turmas e as demais ocorrerão ao longo de 2017.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br