Essa novidade beneficia ainda mais o desenvolvimento agroindustrial, valoriza a cultura local e concede destaque aos produtos regionais
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) acaba de reconhecer a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Fundão para a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES). A entrega da portaria, que reconhece a equivalência, foi realizada nessa terça-feira (10), pela diretoria do Idaf, ao prefeito do município, Eleazar Lopes.
Participaram da entrega, representantes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, Carolina Dadalto Borgo, o secretário municipal de agricultura, Elielton Nascimento, e os proprietários do empreendimento Laticínios Lorena, o primeiro a sinalizar interesse na inclusão no Susaf.
O diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, explica que, na prática, o Susaf/ES amplia a comercialização dos produtos de origem animal, que, inicialmente, era restrita apenas ao município e possibilita a venda em todo o Estado. “As agroindústrias de pequeno porte de Fundão que se enquadrarem poderão agora fazer parte do Susaf/ES. Essa novidade beneficia ainda mais o desenvolvimento agroindustrial e o agroturismo da região, a valorização da cultura local e o destaque dos produtos regionais, além do fomento do desenvolvimento rural, do impulsionamento da economia, e a geração de emprego e renda”, disse Monteiro.
O diretor técnico Eduardo Chagas destacou que, além da ampliação de mercado, o Susaf/ES contribui para o fortalecimento dos serviços de inspeção dos municípios. “Também é importante destacar o ganho em saúde pública, com a oferta de alimentos seguros, e de qualidade aos consumidores, além da prevenção de doenças transmitidas por alimentos de origem animal”, explicou Chagas.
“A conquista do Susaf é um avanço importante para Fundão. Esse reconhecimento mostra que o município está no caminho certo, fortalecendo a produção local, garantindo qualidade sanitária e abrindo novas oportunidades para nossos produtores ampliarem seus mercados. É um resultado do trabalho conjunto entre o município, os produtores e os órgãos de fiscalização, que gera desenvolvimento e mais renda para a nossa população”, afirmou o prefeito Eleazar Lopes.