O médico veterinário do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) João Carlos Miguel Costa publicou, no último mês de julho, o seu primeiro livro: "Inspeção e Segurança Alimentar do Leite Fluido". A obra, de 624 páginas, aborda desde a síntese do leite até os testes usados para validar sua qualidade e inocuidade.
Segundo João Carlos, um dos capítulos é dedicado à apresentação sobre a produção de leite no Espírito Santo e o trabalho executado pelo Idaf por meio do Serviço de Inspeção Estadual (SIE). “A adoção de medidas higiênico-sanitárias no processo de produção é fundamental para garantir a qualidade dos alimentos. Nesse aspecto, o registro junto aos serviços de inspeção oficiais (municipal, estadual ou federal) é essencial. A atividade leiteira no Estado tem grande importância social na fixação do homem no campo, na geração de empregos e de renda, e pelo envolvimento de milhares de pequenos produtores, tipicamente de base familiar. Foram 14 meses de estudos e pesquisa para consolidar um pouco da realidade do nosso Estado neste segmento”, disse o autor.
Produção de leite no ES
Segundo o autor, o Espírito Santo possui atualmente uma área de 1,37 milhão de hectares de pastagem com, aproximadamente, 2,2 milhões de cabeças de gado, das quais 390 mil são dedicadas à pecuária leiteira.
A atividade leiteira no Estado abriga em torno de 17 mil produtores e responde por 58 mil empregos diretos e indiretos. O Espírito Santo produz 485,685 milhões litros de leite ao ano, sendo o 11° maior estado produtor do Brasil. Os envolvidos, em geral, têm uma produção pequena, com menos de 100 litros diários na média. A produção leiteira capixaba está mais concentrada nas regiões Sul e Noroeste do Estado, sendo que os municípios de Nova Venécia, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Presidente Kennedy se destacam como grandes produtores.
O autor
João Carlos é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública e especialista em Saúde Pública. Ingressou no Idaf em 2011, atuando no Serviço de Inspeção Estadual (SIE/Idaf), no Escritório do Instituto em Colatina.
Os interessados em conhecer melhor ou adquirir o livro, podem fazer contato direto com o autor pelo e-mail mv.joaocosta@gmail.com. O Idaf não tem qualquer vínculo com a obra, tratando-se de uma iniciativa pessoal do servidor.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504