Aproximadamente 30 médicos veterinários da iniciativa privada participaram, nessa quinta-feira (03), do treinamento organizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com a Superintendência Federal de Agricultura no Espírito Santo (SFA-ES). O objetivo foi capacitar os profissionais para que estejam aptos a atuarem no Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE).
A médica veterinária do Idaf Adriana Rampinelli, da subgerência de Defesa Sanitária Animal, explica que o curso é pré-requisito para que veterinários cadastrados junto ao Ministério da Agricultura possam realizar colheita e envio de amostras para diagnóstico laboratorial do mormo, doença que atinge os equídeos. “Esse aprimoramento será importante para padronizar as ações e também para que os habilitados conheçam os procedimentos e tenham ciência de suas responsabilidades e da legislação em vigor”, disse.
A Instrução Normativa do Ministério nº 6, de janeiro de 2018, dispõe sobre as responsabilidades do médico veterinário habilitado, como identificação do animal, colheita e envio de amostra para laboratório credenciado, preenchimento de formulários, prestação de informações e atendimento às convocações do Ministério e do Idaf.
Habilitação
Para obter a habilitação, é preciso ter registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), além de ser aprovado em capacitação específica sobre o PNSE oferecido pelo Serviço Veterinário Oficial, que no Espírito Santo é formado pelo Idaf e pela SFA.
Até o momento, não há previsão de novas turmas para capacitação. Os interessados devem formalizar a intenção de capacitação pelo e-mail sisa-es@agricultura.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774
comunicacao@idaf.es.gov.br