11/11/2022 16h41

Agrônomos do Idaf participam do 1º Circuito Agronômico do Ifes

Evento acontece no Campus de Itapina, em Colatina.

Os servidores da gerência local de Colatina do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Camilo Busato e Rafael Albane, palestraram no 1º Circuito Agronômico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). O evento, realizado no Campus do Ifes de Itapina, em Colatina, teve início nessa terça-feira (08) e encerra nesta sexta-feira (11).

O Circuito reúne alunos do curso de engenharia agronômica e o tema desta primeira edição é “Unindo Teoria à Prática”. O objetivo é enriquecer o conhecimento dos estudantes com palestras e minicursos sobre temas atuais, visando melhorar os conhecimentos refletidos em sala de aula.

O servidor do Idaf Camilo Busato tem doutorado em produção vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e ministrou a palestra “Recuperação de pastagens degradadas em áreas declivosas”.

"As pastagens degradadas representam mais de 20% das áreas de pecuária no Estado. Precisamos levantar a discussão dessa temática e buscar alternativas urgentes de recuperação de solo, reduzindo o escoamento superficial, a erosão e melhorando a infiltração de água no solo", disse Busato, durante a palestra.

Já o servidor Rafael Albane, mestre em produção vegetal também pela Ufes, realizou a palestra “Fiscalização e Receituário Agronômico. “Abordei a nova legislação que fala sobre a emissão do receituário agronômico e expliquei o funcionamento do sistema e-Idaf, utilizado para a emissão. É importante que esses novos profissionais que se formam em breve já aprendam a forma correta de fazer o receituário agronômico e a importância do documento. Também expliquei como funciona as fiscalizações realizadas pelo Idaf na área de defesa vegetal”, contou o servidor.

Texto: Rafaely Lyra

Assessoria de Comunicação do Idaf