Evento acontece no Campus de Itapina, em Colatina.
Os servidores da gerência local de Colatina do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Camilo Busato e Rafael Albane, palestraram no 1º Circuito Agronômico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). O evento, realizado no Campus do Ifes de Itapina, em Colatina, teve início nessa terça-feira (08) e encerra nesta sexta-feira (11).
O Circuito reúne alunos do curso de engenharia agronômica e o tema desta primeira edição é “Unindo Teoria à Prática”. O objetivo é enriquecer o conhecimento dos estudantes com palestras e minicursos sobre temas atuais, visando melhorar os conhecimentos refletidos em sala de aula.
O servidor do Idaf Camilo Busato tem doutorado em produção vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e ministrou a palestra “Recuperação de pastagens degradadas em áreas declivosas”.
"As pastagens degradadas representam mais de 20% das áreas de pecuária no Estado. Precisamos levantar a discussão dessa temática e buscar alternativas urgentes de recuperação de solo, reduzindo o escoamento superficial, a erosão e melhorando a infiltração de água no solo", disse Busato, durante a palestra.
Já o servidor Rafael Albane, mestre em produção vegetal também pela Ufes, realizou a palestra “Fiscalização e Receituário Agronômico. “Abordei a nova legislação que fala sobre a emissão do receituário agronômico e expliquei o funcionamento do sistema e-Idaf, utilizado para a emissão. É importante que esses novos profissionais que se formam em breve já aprendam a forma correta de fazer o receituário agronômico e a importância do documento. Também expliquei como funciona as fiscalizações realizadas pelo Idaf na área de defesa vegetal”, contou o servidor.
Texto: Rafaely Lyra
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 98163-0601