25/10/2018 16h08

Alunos do Ifes recebem certificado de participação na elaboração do plano anual do trabalho das Unidades Técnicas

Dezessete estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Santa Teresa receberam, na última quarta-feira (24), o certificado de participação na elaboração do Planejamento Operativo Anual (POA), o plano que baseia todo o trabalho e metas das Unidades Técnicas Estaduais (UTE) junto à Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA).

Os certificados foram entregues pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) aos estudantes de Agronomia Daniel Ávila e Larissa Paula, presidente e vice-presidente da Empresa Júnior de Agronomia do Ifes (Agrifes Jr.), respectivamente.

Esta foi a primeira vez que estudantes capixabas participaram da criação do POA, que é sempre elaborado após conversas com diversos setores, entre eles sindicatos rurais, SRA, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo (Fetaes) e produtores rurais. 

De acordo com Larissa, “participar da elaboração POA foi interessante, pela oportunidade de estar inserida em iniciativas como essa, que abrem as portas para parcerias”. Disse ainda que é perceptível essa carência por parte do produtor e elogiou o Idaf pela iniciativa.

Para o pedagogo do Idaf Mauricio Trugilho, “essas parcerias precisam ser multiplicadas, sobretudo entre os coletivos de juventude, pois têm a possibilidade de incrementar os recursos a serem disponibilizados às famílias beneficiárias. O Manual de Operações prevê o Selo Jovem que dá direito a um bônus de R$ 2.500 por participante até 29 anos. Entretanto, é necessário que no mínimo 30% dos proponentes estejam nessa faixa etária. A Agrifes tem um papel importante no resgate desse protagonismo, pois são estudantes muito comprometidos com essas bandeiras e isso para nós é excepcional”.

POA

O Planejamento Operativo Anual 2018 foi feito em agosto deste ano. O evento contou com a participação dos vários segmentos ligados ao Crédito Fundiário, sendo os servidores das instituições promotoras, operadoras e parceiras, tendo ainda o segmento dos sindicatos, conselhos e das corporações bancárias.

No âmbito do trabalho da UTE elas são importantes, pois são vitais em determinadas etapas do processo de aquisição da terra por parte dos pretensos beneficiários, a exemplo dos coletivos jovens que conferem importantes incrementos no crédito a ser utilizados.

Nele, além do detalhamento do trabalho que será executado no próximo ano, estão inclusos ainda as metas da Unidade Técnica do Espírito Santo para 2019.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ Denys Lobo

Texto: Denys Lobo

Tel.: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard