Dezessete estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Santa Teresa receberam, na última quarta-feira (24), o certificado de participação na elaboração do Planejamento Operativo Anual (POA), o plano que baseia todo o trabalho e metas das Unidades Técnicas Estaduais (UTE) junto à Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA).
Os certificados foram entregues pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) aos estudantes de Agronomia Daniel Ávila e Larissa Paula, presidente e vice-presidente da Empresa Júnior de Agronomia do Ifes (Agrifes Jr.), respectivamente.
Esta foi a primeira vez que estudantes capixabas participaram da criação do POA, que é sempre elaborado após conversas com diversos setores, entre eles sindicatos rurais, SRA, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo (Fetaes) e produtores rurais.
De acordo com Larissa, “participar da elaboração POA foi interessante, pela oportunidade de estar inserida em iniciativas como essa, que abrem as portas para parcerias”. Disse ainda que é perceptível essa carência por parte do produtor e elogiou o Idaf pela iniciativa.
Para o pedagogo do Idaf Mauricio Trugilho, “essas parcerias precisam ser multiplicadas, sobretudo entre os coletivos de juventude, pois têm a possibilidade de incrementar os recursos a serem disponibilizados às famílias beneficiárias. O Manual de Operações prevê o Selo Jovem que dá direito a um bônus de R$ 2.500 por participante até 29 anos. Entretanto, é necessário que no mínimo 30% dos proponentes estejam nessa faixa etária. A Agrifes tem um papel importante no resgate desse protagonismo, pois são estudantes muito comprometidos com essas bandeiras e isso para nós é excepcional”.
POA
O Planejamento Operativo Anual 2018 foi feito em agosto deste ano. O evento contou com a participação dos vários segmentos ligados ao Crédito Fundiário, sendo os servidores das instituições promotoras, operadoras e parceiras, tendo ainda o segmento dos sindicatos, conselhos e das corporações bancárias.
No âmbito do trabalho da UTE elas são importantes, pois são vitais em determinadas etapas do processo de aquisição da terra por parte dos pretensos beneficiários, a exemplo dos coletivos jovens que conferem importantes incrementos no crédito a ser utilizados.
Nele, além do detalhamento do trabalho que será executado no próximo ano, estão inclusos ainda as metas da Unidade Técnica do Espírito Santo para 2019.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Denys Lobo
Texto: Denys Lobo
Tel.: (27) 3636-3774
comunicacao@idaf.es.gov.br