Uma operação conjunta entre o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e a Polícia Federal (PF) resultou na apreensão de três aves exóticas que seriam transportadas de forma irregular para Salvador, na Bahia, e para Florestópolis, no Paraná. O responsável foi identificado após denúncia anônima recebida pelo Idaf e foi preso em flagrante pela PF na manhã desta quinta-feira (22), no Aeroporto de Vitória.
Para o transporte de aves é obrigatória a Guia de Trânsito Animal (GTA) emitida pelo Idaf. No caso de aves exóticas, é pré-requisito a apresentação da Licença de Transporte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “O responsável informou que eram calopsitas, entretanto, estavam sendo transportadas duas aves Ring Neck e uma Rosela. Juntas elas seriam comercializadas pelo valor aproximado de R$ 8.700,00”, disse a médica veterinária do Idaf Luciana Fischer.
Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama), no município de Serra (ES).
De acordo com a PF/ES, o responsável foi autuado em flagrante como incurso no artigo 304 do Código Penal Brasileiro pela prática de uso de documento falso com penas que podem chegar a cinco anos de reclusão e multa, sendo em seguida encaminhado ao presídio.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
E-mail: comunicacao@idaf.es.gov.br
Telefone: (27) 3636-3774