25/10/2017 15h33 - Atualizado em 25/10/2017 15h37

Brucelose: agentes de saúde animal são capacitados para ampliar cobertura vacinal

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizam esta semana, em Jaguaré, a capacitação de agentes de saúde animal. O objetivo é torná-los aptos à vacinação de bezerras contra a brucelose. O encontro, que inclui aulas teóricas e práticas, teve início nessa terça-feira (24) e segue até quinta (26) e conta com apoio da Secretaria Estadual de Agricultura e da Superintendência Federal de Agricultura no Espírito Santo (SFA-ES).

 

A imunização é obrigatória para fêmeas bovinas e bubalinas, de 3 a 8 meses de idade. O chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza Rangel, explica que a vacinação é a principal forma de evitar a doença “É necessária apenas uma dose para a vida inteira. A marcação das fêmeas vacinadas também deve ser feita, utilizando-se ferro candente ou nitrogênio líquido, no lado esquerdo da cara do animal”, orientou.

 

Segundo o médico veterinário e coordenador do Programa Brucelose na Faes, Antônio Carlos de Souza, os agentes de saúde farão a vacinação sob supervisão de médicos veterinários. “A capacitação é parte integrante do projeto para melhoria da cobertura vacinal contra a brucelose no Estado. Em 2016, o índice era de 72%, sendo que a recomendação do Ministério da Agricultura é que seja de, no mínimo, 80%”, disse.

 

Dentre os temas abordados no treinamento, estão: A importância do controle de endo e ectoparasitas, tuberculose e brucelose de bovinos, O sistema de defesa sanitária animal no Brasil, Vigilância do trânsito de animais, Controle de Aglomeração de animais, Febre Aftosa, Contenção de animais (prática de campo), entre outros.

 

Comprove a vacinação

De acordo com a médica veterinária do Idaf Daniele da Costa, também é essencial que o procedimento seja comprovado semestralmente junto ao Instituto. “A não comprovação pode acarretar penalidades ao produtor. Além de receber multa, ele pode ficar impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para movimentar seus animais”, explicou.

 

A doença

A brucelose é uma doença causada pela bactéria Brucella abortus, que acomete o gado, mas pode ser prevenida vacinando os animais jovens (bovinas e bubalinas). Os principais sintomas são: aborto entre o sétimo e oitavo mês de gestação, retenção de placenta e inflamação dos testículos.

 

A doença pode causar riscos à saúde humana além de prejuízos econômicos e sociais, em virtude do impacto que produz na produtividade dos rebanhos.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tel: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard