14/02/2019 15h51

Carga de madeira sem documentação é apreendida em Pequiá, no município de Iúna

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu, na última terça-feira (12), aproximadamente seis metros cúbicos de madeira sem o documento de origem florestal (DOF).

 

O veículo abordado, proveniente de Espigão d'Oeste, em Rondônia, transportava aproximadamente 25 metros cúbicos de madeira, sendo que 6,195 metros cúbicos não tinham o Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatório para o transporte do produto. A carga seria destinada ao município de Guarapari.

 

A carga irregular foi apreendida e os responsáveis autuados, conforme determina a legislação vigente. O restante da carga, após os procedimentos, seguiu para o destino previsto.

 

Documento de Origem Florestal

O DOF é uma licença obrigatória para transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais de espécies nativas brasileiras, que deve ser utilizado por serrarias, construtoras, comerciantes de material de construção, fabricantes de artefatos de madeira, entre outros.

 

Ele é emitido a partir do sistema DOF, monitorado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e integra todos os documentos de transportes florestais estaduais e federal. O Idaf coopera com o Ibama na operacionalização do sistema DOF no Estado do Espírito Santo.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro / David Monteiro

Texto: David Monteiro

Tel.: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

 

Tópicos:
madeira, DOF, Pequiá, apreensão
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard