O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) identificou uma carga com 29 mil quilos de couro bovino sendo transportada sem a documentação sanitária obrigatória. O veículo, proveniente de Cariacica (ES), seguia para o Paraná e foi interceptado na última semana pela equipe do posto de fiscalização do Instituto, na divisa do Estado com o Rio de Janeiro.
Segundo o técnico do Idaf Ricardo Louret de Paiva, o responsável não apresentava o Certificado de Inspeção Sanitária modelo “E” (CIS-E), obrigatório para o transporte subprodutos de origem animal não comestíveis, como o couro bovino. “O documento visa comprovar que o material foi submetido a tratamento capaz de eliminar a eventual presença de agentes causadores de doenças”, explicou.
O responsável foi multado e a carga foi enviada de volta para o local de origem.
CIS-E
O CIS-E é uma exigência sanitária federal para o transporte de subprodutos de origem animal como esterco, cama de aviário, couro, pelo, osso, lã, entre outros. Não é permitida a utilização do CIS-E para o trânsito de produtos destinados ao consumo humano.
O trânsito de subprodutos de origem animal deve seguir as normas estabelecidas pela legislação. Alguns desses precisam passar por tratamento para mitigar a disseminação de agentes causadores de doença.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774