14/06/2017 08h34

Espírito Santo conhece experiência da Bahia com CAR

O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Júnior Abreu, e o engenheiro agrônomo Pedro Heyerdahl de Sá participaram, nesta terça-feira (13), de reunião com o assessor técnico do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), Aldo Carvalho. O objetivo foi conhecer a experiência do instituto baiano com a captação de recursos junto ao “Fundo Amazônia” para execução do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

 

Segundo Abreu, o Idaf está buscando recursos para otimizar as inscrições do CAR no Espírito Santo. “Recentemente assinamos um importante acordo de cooperação com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae-ES) que realizará consultoria com até 90% de subsídio para os pequenos produtores rurais. Agora, com a possibilidade de apoio do “Fundo Amazônia”, já que antes era restrito aos Estados com esse bioma, apresentaremos também um projeto visando ampliar o número de imóveis rurais com devido registro do CAR ”, explicou.

 

Para Pedro Sá a parceria será essencial para agilizar o andamento dos processos. “A demanda é grande, afinal, são cerca de 130 mil imóveis rurais em todo o Espírito Santo. Atualmente, aproximadamente 44% desses estão inscritos no CAR, sendo que o prazo para registro é até dezembro de 2017. O Idaf tem se empenhado para atender os produtores, seja com sua mão de obra ou firmando parcerias que serão fundamentais para o sucesso do CAR no Estado”, disse.

 

Modernização

 

A visita também foi importante para conhecer alguns avanços do Estado baiano, como modernização de algumas legislações, implementadas para ampliar o número de empreendimentos regularizados, em consonância com as diretrizes ambientais.

 

Inema

 

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) é autarquia da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o órgão executor da Política Ambiental do Estado da Bahia.

 

Em 2015, o Instituto obteve recursos do “Fundo Amazônia” para financiamento tanto da contratação de empresa para realização do Cadastro quanto da estruturação do órgão, sobretudo no que se refere a ferramentas de tecnologia da informação. Até o momento, são mais de 600 mil cadastros realizados, o equivalente a 33% do número de propriedades familiares naquele Estado.

 

Fundo Amazônia

 

O “Fundo Amazônia” tem por finalidade captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e de promoção da conservação e do uso sustentável das florestas no Bioma Amazônia. O Fundo tem, ainda, uma linha de financiamento do CAR para Estados que não fazem parte desse bioma, como é o caso do Espírito Santo, onde predomina a Mata Atlântica.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tel.: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

Tópicos:
CAR, Fundo Amazônia
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard