22/09/2016 13h10

Estudantes de Iúna recebem orientações sobre os impactos das queimadas

Mais de 100 alunos, professores e funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Padre Afonso Brás” – localizada no distrito de Pequiá, em Iúna – participaram nessa quarta-feira (21) da palestra “Queimada: evite essa prática”. O assunto foi abordado pelo engenheiro agrônomo do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Michell Bahia Dutra Emerick, durante a Semana Cultural organizada pela escola.

 

Segundo Michell, uma grande quantidade de incêndios tem atingido áreas de vegetação nativa da região. “Um exemplo foi o ocorrido na última semana no Parque Nacional do Caparaó. A seca tem facilitado essas ocorrências e precisamos refletir sobre as formas para evitar esses prejuízos ao meio ambiente. Muitas vezes uma queimada feita sem autorização e sem as recomendações de segurança pode se alastrar e provocar grandes tragédias”, ressaltou o engenheiro agrônomo.

 

O uso do fogo deve ser evitado, uma vez que pode levar ao empobrecimento do solo, além do risco de se propagar em direção a remanescentes florestais, indústrias, estabelecimentos comerciais e centros urbanos. Caso seja realmente necessário, é preciso solicitar autorização ao Idaf. O período de autorização da chamada queima controlada vai de novembro a abril. Entre os meses de maio e outubro, o Instituto autoriza apenas para o despalhamento da cana-de-açúcar e para o controle de pragas e doenças agrícolas, com o devido laudo agronômico justificando a ação.

 

É importante que, ao ver um incêndio, a população informe ao Corpo de Bombeiros pelos números 190 ou 193. A ligação é gratuita.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tel: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard