16/03/2023 15h46

Estudantes visitam Laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Idaf

Os alunos dos cursos de Farmácia e de Biomedicina do Centro Universitário Salesiano (UniSales) estiveram, nesta quinta-feira (16), no Laboratório de Análise da Qualidade do Leite do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O objetivo foi conhecer a estrutura e os serviços prestados à população nesse segmento.

De acordo com o gerente de Diagnóstico Laboratorial do Idaf, Thiago Farias da Silva, o alinhamento com a academia é de suma importância. “Essas iniciativas aproximam os futuros profissionais da área para que tenham a referência de onde e como são realizadas as análises aqui no Espírito Santo, além de conhecerem as tecnologias aplicadas. Esse conhecimento prévio também é importante para que orientem os produtores e laticínios da agroindústria”, disse Silva.

Para o professor do UniSales Maurício Mattar, o momento é muito proveitoso para o processo de formação acadêmica. “Nossa intenção é proporcionar aos acadêmicos o conhecimento dos fluxos de um laboratório de análise de alimentos, desde a recepção das amostras até a obtenção do resultado, já que neste semestre eles estão cursando a disciplina de Bromatologia e Tecnologia de Alimentos. Agradecemos, inclusive, o acolhimento e as explicações dos médicos-veterinários do Idaf Priscila Firmino e Thiago Silva e ficamos satisfeitos por saber das perspectivas futuras e do que já foi alcançado, colocando o laboratório como uma das referências nacionais em análise de leite. Foi uma experiência imensurável aos estudantes, pois além de correlacionarmos o contexto da visita técnica com o que se aborda em sala de aula, eles puderam perceber como são os procedimentos laboratoriais, os equipamentos utilizados e os desafios que cercam esse ambiente tão necessário”, pontuou Mattar.

Os alunos também conheceram um pouco mais sobre gestão da qualidade, sua relevância para os processos laboratoriais e como a estrutura do Idaf está inserida no cotidiano da sociedade.

O laboratório

O laboratório do Idaf é único estadual vinculado à Rede Brasileira da Qualidade do Leite do país. Com capacidade para receber, mensalmente, 25 mil amostras de leite de cooperativas, laticínios e produtores rurais, a estrutura atende os estabelecimentos registrados nos serviços de inspeção federal e estadual (SIF e SIE, respectivamente) e no Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp). Em 2022, foram realizadas, aproximadamente, 20 mil análises de leite.

Texto: Francine Castro

Assessoria de Comunicação do Idaf