24/04/2025 12h54 - Atualizado em 24/04/2025 16h36

Idaf aborda monilíase do cacaueiro e do cupuaçuzeiro em palestra para universitários

Os estudantes dos cursos de Agronomia e Gestão do Agronegócio da Multivix tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a monilíase do cacaueiro e do cupuaçuzeiro nessa quarta-feira (23). A palestra on-line foi ministrada pelo engenheiro-agrônomo do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Jordano Pereira Avelar.

Durante o encontro, foram discutidos aspectos importantes da doença, como sua introdução no Brasil, o avanço pelo território nacional e os protocolos de biossegurança adotados para o controle, com ênfase nas culturas do cacaueiro e do cupuaçuzeiro.

Segundo Avelar, a ideia é ampliar o alcance das informações referentes aos cuidados para evitar que a doença chegue ao Espírito Santo. “As medidas fitossanitárias de monitoramento das lavouras, manejo integrado de pragas, entre outras ações, são essenciais para que possamos proteger a cultura do cacau em nosso Estado. É fundamental formarmos multiplicadores, de modo que a sociedade esteja devidamente informada quanto a essa temática”, pontuou.

Monilíase

A monilíase é uma doença do cacaueiro e do cupuaçuzeiro, causada pelo fungo Moniliophthora roreri, que ataca diretamente o fruto em qualquer fase do seu desenvolvimento. Uma vez instalada nas plantações causa grandes perdas econômicas, podendo comprometer até 100% da produção.

O Idaf atua preventivamente, juntamente com o setor produtivo, fiscalizando as lavouras de cacau, a fim de garantir que os protocolos de biosseguridade sejam respeitados, mantendo a doença ausente das lavouras capixabas.

Idaf na Universidade

O projeto “Idaf na Universidade” é uma iniciativa educacional que aproxima o órgão das instituições de ensino técnico e superior, com o objetivo de enriquecer a formação dos futuros profissionais do setor agropecuário, por meio de palestras, capacitações e atividades interativas.

Em 2024, o projeto alcançou em torno de 380 alunos de diversas instituições, de cursos como Medicina Veterinária, Agronomia e Técnico em Agropecuária.

 

Texto: Francine Castro

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro / Rafaely Lyra Walter

(27) 99946-7504

ascom@idaf.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard