09/02/2023 18h34 - Atualizado em 10/02/2023 14h55

Idaf discute ações de vigilância para febre aftosa

Órgão se reuniu com o Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Espírito Santo nessa quarta-feira (08).

O diretor técnico do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Janil Ferreira da Fonseca, recebeu o presidente do Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo (FEPSA-ES), Neuzedino Alves de Assis, para discutir a intensificação de ações de vigilância para a febre aftosa no Estado, após retirada da campanha de vacinação contra a doença. A reunião ocorreu nessa quarta-feira (08), na sede do Idaf, em Vitória.

“Após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorizar a retirada da vacinação no Estado, devido ao último caso ter acontecido há muito tempo, em 1996, e às campanhas de vacinação realizadas pelo Idaf, nos últimos anos, registramos um ótimo índice vacinal. Agora entramos na fase de vigilância. Essa reunião serviu para traçarmos novas medidas de defesa sanitária e o apoio ao pecuarista capixaba para que o Estado continue livre da aftosa”, disse o diretor-técnico do Idaf, Janil Ferreira da Fonseca.

Ele ressaltou ainda que o trabalho conjunto pode resultar no reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) do status de livre de febre aftosa sem vacinação, que permite a exportação da carne bovina para outros países, elevando o mercado e a economia capixaba.

“Estamos dando um passo de cada vez. A primeira vitória já veio com a retirada da vacina, ficando àfrente de muitos outros estados. A carne produzida aqui é de extrema qualidade. Agora vamos trabalhar para que a agropecuária capixaba ganhe o mundo”, salientou Fonseca.

Na ocasião, também estavam presentes o médico-veterinário do Idaf José Dias Porto Júnior, responsável no Idaf pelo Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, e o analista financeiro do FEPSA-ES, João Carlos Barbosa da Silva.  

FPSA-ES

O FEPSA- ES funciona como um seguro para viabilizar financeiramente a indenização dos criadores, caso ocorra algum episódio de febre aftosa, newcastle ou influenza aviária noestabelecimento.

É uma associação civil sem fins lucrativos, que funciona nas dependências da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), formada pelas entidadesFAES, IDAF, Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES), Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES), Superintendência Federal de Agricultura Pecuária e Abastecimento no Espírito Santo (SFA/ES), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Sindicato da Indústria de Frios do Estado do Espírito Santo (Sindifrio).

 

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard