Órgão se reuniu com o Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Espírito Santo nessa quarta-feira (08).
O diretor técnico do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Janil Ferreira da Fonseca, recebeu o presidente do Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo (FEPSA-ES), Neuzedino Alves de Assis, para discutir a intensificação de ações de vigilância para a febre aftosa no Estado, após retirada da campanha de vacinação contra a doença. A reunião ocorreu nessa quarta-feira (08), na sede do Idaf, em Vitória.
“Após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) autorizar a retirada da vacinação no Estado, devido ao último caso ter acontecido há muito tempo, em 1996, e às campanhas de vacinação realizadas pelo Idaf, nos últimos anos, registramos um ótimo índice vacinal. Agora entramos na fase de vigilância. Essa reunião serviu para traçarmos novas medidas de defesa sanitária e o apoio ao pecuarista capixaba para que o Estado continue livre da aftosa”, disse o diretor-técnico do Idaf, Janil Ferreira da Fonseca.
Ele ressaltou ainda que o trabalho conjunto pode resultar no reconhecimento pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) do status de “livre de febre aftosa sem vacinação”, que permite a exportação da carne bovina para outros países, elevando o mercado e a economia capixaba.
“Estamos dando um passo de cada vez. A primeira vitória já veio com a retirada da vacina, ficando àfrente de muitos outros estados. A carne produzida aqui é de extrema qualidade. Agora vamos trabalhar para que a agropecuária capixaba ganhe o mundo”, salientou Fonseca.
Na ocasião, também estavam presentes o médico-veterinário do Idaf José Dias Porto Júnior, responsável no Idaf pelo Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, e o analista financeiro do FEPSA-ES, João Carlos Barbosa da Silva.
FPSA-ES
O FEPSA- ES funciona como um seguro para viabilizar financeiramente a indenização dos criadores, caso ocorra algum episódio de febre aftosa, newcastle ou influenza aviária noestabelecimento.
É uma associação civil sem fins lucrativos, que funciona nas dependências da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo (Faes), formada pelas entidades: FAES, IDAF, Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES), Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES), Superintendência Federal de Agricultura Pecuária e Abastecimento no Espírito Santo (SFA/ES), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Sindicato da Indústria de Frios do Estado do Espírito Santo (Sindifrio).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br