18/11/2022 16h54

Idaf é destaque em educação sanitária na oficina do Mapa

O objetivo do evento é fortalecer o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa).

A Gerência de Educação Sanitária e Ambiental do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) está participando da “I Oficina de Educação e Comunicação em Defesa Agropecuária”, realizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A atividade teve início nessa quarta-feira (16) e termina nesta sexta-feira (18), em Brasília.

O objetivo do evento é fortalecer o Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa), com a criação da estrutura organizacional e do planejamento estratégico que serão construídos de forma coletiva. Para essa construção, foram convidados 40 profissionais dos órgãos de defesa agropecuária de todo o País que vêm se destacando na promoção da educação sanitária. Do Idaf, foram convidados a gerente de Educação Sanitária e Ambiental, Andressa Lemos Fernandes, e o médico-veterinário Guilhermo Modenese Recla, que também atua na gerência.

Durante o evento, foram citadas as ações realizadas pela gerência de Educação Sanitária e Ambiental do Idaf, inclusive a cocriação e a execução do Plano Estadual de Comunicação e Educação em Saúde Animal, que conquistou o 1º lugar no “Prêmio Pecuária Saudável – Educação e Comunicação para a Defesa Sanitária”, organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e o Mapa.

“Estamos muito felizes pela oportunidade de participar deste evento e apresentar um pouco do trabalho que realizamos no Espírito Santo. É um privilégio para nós ver o destaque que o nosso trabalho vem ganhando, pois significa que somamos melhorias na eficiência da defesa agropecuária do Estado. Também estamos honrados em firmar compromisso no sentido de fazer parte do grupo de apoio para a implementação do Proesa em nível nacional”, disse a gerente Andressa Lemos Fernandes.

Para o diretor-presidente do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, a educação é a forma mais eficaz de conscientizar a sociedade capixaba sobre os cuidados com a Saúde Única. “A educação sanitária é para quem produz o alimento e para quem consome, por isso a conscientização é tão importante. A participação neste evento é a prova que o trabalho realizado pelo Governo do Estado, por meio do Idaf, é valoroso e crucial. Quero parabenizar toda a equipe que executa a educação sanitária com maestria. A prova disso é o destaque nacional que conquistamos”, pontuou Monteiro.

Texto: Rafaely Lyra

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Idaf

Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter

(27) 99237-5308

ascom@idaf.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard