21/03/2019 11h27

Idaf e Ministério Público discutem uso consciente de agrotóxicos

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal, em parceria com o Ministério Público, participou, nessa terça-feira (19), do encontro sobre “O uso consciente dos agrotóxicos”. A reunião aconteceu na localidade de Joatuba, zona rural de Laranja da Terra. O município receberá outros dois debates com o mesmo tema. Em abril, na localidade de Sobreiro, e em maio, na sede de Laranja da Terra.

Também participaram do encontro dessa terça-feira representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e das secretarias municipais de Saúde, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Desenvolvimento Econômico.

Na ocasião, o engenheiro-agrônomo do Instituto Denevaldo Filete destacou a importância da aplicação correta e da real necessidade de utilização dos agrotóxicos. “O produto só deve ser adquirido após um diagnóstico feito por um profissional. Caso realmente haja recomendação de uso, deve ser emitida uma receita agronômica com as devidas orientações para preparação e aplicação. A utilização do equipamento de proteção individual (EPI) também é fundamental para a segurança do aplicador, principalmente no momento de preparo da calda, quando o produto está concentrado”, alertou Filete.

O Idaf fiscaliza a distribuição, o comércio e o uso do agrotóxico no Espírito Santo. Para serem distribuídos e comercializados, os produtos devem ser registrados no Ministério da Agricultura e também cadastrados no Idaf para que seja possível efetuar o controle daquilo que entra no Estado e respectiva finalidade de uso.

Para garantir que essa exigência seja cumprida, o órgão realiza periodicamente inspeções em lojas que comercializam agrotóxicos e propriedades rurais de todos os municípios capixabas, além das fiscalizações nos postos localizados nas divisas com os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

Francine Castro/ David Monteiro

Texto: Francine Castro