Uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) esteve, na manhã desta quinta-feira (22), numa propriedade em Vila Oásis, Cariacica, para apurar denúncia de desmatamento ilegal. No local, foi constatado que algumas árvores estavam sendo suprimidas em uma área previamente embargada pelo Instituto, em 2013.
O engenheiro agrônomo do Idaf, Leandro Murelli de Souza, explicou que 0,8 hectare de vegetação nativa em estágio inicial de regeneração havia sido desmatado de forma irregular em Área de Preservação Permanente (APP). “Por essa razão, a área foi embargada naquele ano, não podendo haver qualquer tipo de intervenção pelo proprietário. Recentemente houve um incêndio na região e as árvores secas estavam sendo retiradas. O procedimento também é proibido já que as árvores estão em área embargada e em APP, sendo necessário abandonar o local para que ocorra a recuperação natural da vegetação”, explicou Murelli.
O proprietário será multado e o embargo da área se mantém por tempo indeterminado para recomposição do espaço. A motosserra utilizada também não era registrada e foi apreendida até a regularização da documentação obrigatória para porte e uso da ferramenta.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br