16/04/2021 13h41 - Atualizado em 16/04/2021 14h59

Idaf inova e realiza auditorias de conformidade do Susaf por videoconferência

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou, nessa quarta-feira (14) e quinta-feira (15), as primeiras auditorias de conformidade por videoconferência do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES). O processo foi conduzido pela equipe da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp) para auditar procedimentos dos Serviços de Inspeção Municipais (SIMs) de Santa Maria de Jetibá e de Linhares.

O diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, destacou que o órgão tem buscado dinamizar suas ações para garantir o funcionamento dos serviços essenciais, sem colocar em risco a saúde dos envolvidos. “Vivenciamos um momento bastante delicado e temos nos empenhado para permitir o desenvolvimento econômico, mas atentos à saúde dos nossos servidores e da população capixaba de modo geral”, disse.

O gerente da Geapp, Marcos Paulo Rodrigues de Almeida, explicou que a nova técnica foi adotada, uma vez que, com as medidas restritivas determinadas pelo Governo do Estado, em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), alguns trabalhos presenciais foram suspensos, sendo mantidas somente as vistorias fiscais e para fins de registro, essenciais para a produção de alimentos nas agroindústrias de pequeno porte.

“Para dar continuidade às ações, pensamos em alternativas, de modo a garantir o atendimento aos SIMs e aos produtores. Esta foi a nossa primeira experiência e entendemos que foi completamente satisfatória, por isso, pretendemos ampliar essa possibilidade para outros serviços, como auditoria prévia orientativa (Susaf) e vistoria prévia de terreno para registro no Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), que poderá ser executada por imagem aérea, seguindo os critérios técnicos de geoinformação”, disse.

De acordo com a subgerente de Desenvolvimento Agroindustrial do Idaf, Carolina Dadalto Borgo, a auditoria realizada acontece, periodicamente, para avaliar a conformidade dos procedimentos documentais e operacionais do SIM. “Decidimos nos adaptar e inovar para manter a proximidade entre os SIMs equivalentes e o Idaf e continuar promovendo o aperfeiçoamento desse sistema”, explicou.

Para o coordenador do SIM de Santa Maria de Jetibá, Daniel Oliveira da Luz, “a auditoria por videoconferência foi algo inovador e importante para o desenvolvimento e atualizações do Serviço de Inspeção Municipal neste momento de pandemia e também para manter a harmonia da equivalência do trabalho com o Siapp.”

A coordenadora do SIM de Linhares, Luiza Vargas Forzza Miguel, contou que a auditoria on-line foi muito proveitosa, auxiliando na organização. “Tivemos a oportunidade de abordar a metodologia de trabalho que temos utilizado e apresentar os procedimentos internos utilizados pelo SIM. Essa foi uma excelente alternativa para que possamos ter o nosso serviço em conformidade com o Susaf”, pontuou.

Susaf/ES

O Susaf/ES um sistema que tem por objetivo promover a equivalência entre os SIMs e o Siapp, harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Com isso, a comercialização do estabelecimento, antes restrita ao município, pode ser ampliada para todo o território capixaba.

Periodicamente, o Idaf realiza auditorias de conformidade nos SIMs já aderidos ao Susaf/ES, a fim de avaliar a permanência no sistema. Caso seja constatado que o serviço de inspeção deixou de cumprir requisitos previstos no decreto do Susaf/ES, o Instituto pode solicitar correções ou até mesmo suspender ou cancelar a adesão.

Texto: Francine Castro

Assessoria de Comunicação do Idaf