05/06/2018 13h48 - Atualizado em 07/06/2018 08h59

Idaf marca presença em conferência de defesa agropecuária

Servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participam, a partir desta terça-feira (5), da 6ª Conferência Nacional e 1ª Internacional de Defesa Agropecuária (CNDA).

Realizado em Salvador (BA), o evento visa discutir os serviços prestados na área, qualificar e incentivar o intercâmbio de informações entre equipes de fiscalização agropecuária, pesquisadores e professores, com o tema central: “Moderniza Defesa: Processos, Serviços e Sustentabilidade”.

Além do diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu, seis médicos-veterinários e seis engenheiros agrônomos do Instituto participam da conferência, que contará com palestras, mesas-redondas e encontros técnicos.

“Esperamos agregar conhecimento, conhecer os trabalhos dos órgãos de outros estados e também compartilhar tanto os desafios quanto os avanços que temos registrado no Espírito Santo. O Estado tem se destacado pela inovação, o que vai ao encontro do tema da conferência. A implementação da Guia de Trânsito Animal (e-GTA) eletrônica e, mais recentemente, da Permissão de Trânsito de Vegetais eletrônica (e-PTV) são alguns exemplos. O plano de gestão do Idaf tem como pilares centrais a modernização da legislação, a desburocratização e a otimização de processos, facilitando o acesso dos produtores aos serviços oferecidos pelo Instituto”, explicou o diretor-presidente.

Dentre os temas que serão abordados, estão a fiscalização, os desafios e o uso adequado dos agrotóxicos e a rotulagem de produtos de origem animal.

Fonesa

O diretor-presidente do Idaf aproveitou a viagem para solicitar ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a liberação do acesso à plataforma SIG/SIF de registro e rotulagem de produtos de origem animal para uso no Serviço de Inspeção Estadual do Espírito Santo, uma vez que o estado é aderido ao SISBI-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

A solicitação, feita por Abreu no Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), evento que ocorre paralelamente à conferência, visa otimizar o tempo de registro dos rótulos de produtos de origem animal junto ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

“É uma ferramenta importante, que já é utilizada pelo próprio MAPA, e que vai trazer benefícios para o órgão fiscalizador e para os produtores”, disse Júnior Abreu.

O evento

A 6ª Conferência Nacional e 1ª Internacional de Defesa Agropecuária é promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em parceria com o Governo da Bahia e as universidades federais da Bahia (UFBA) e do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Francine Castro/ Denys Lobo
Texto: Denys Lobo