Médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participaram, nesta sexta-feira (1º), do 2º Ciclo de Palestras da Universidade Vila Velha (UVV) em virtude do Dia do Médico Veterinário, celebrado no próximo dia 9.
Carlos Nogueras, que coordena o Regional do Idaf em Cariacica, falou aos participantes sobre a atuação do médico veterinário na inspeção de frigoríficos. “Este é um campo de trabalho que pode ser explorado por muitos desses estudantes após formados, uma vez que a presença do veterinário é obrigatória para a atividade de abate. Toda indústria de produtos de origem animal deve ser registrada no Serviço de Inspeção Oficial. Nesse sentido, é importante que saibam quais são as atribuições que lhes cabem para garantir a entrega de um produto inócuo”, explicou Nogueras.
Outro tema abordado pela veterinária do Idaf Carolina Dadalto Borgo foi a raiva animal. “Trata-se de uma doença grave e com registros de ocorrência em nosso Estado, por isso, é fundamental expandir a discussão sobre o tema. É importante que esses futuros profissionais tenham condições de identificar possíveis sintomas da raiva em bovinos para notificar o órgão de defesa, que no Espírito Santo é o Idaf”, alertou.
Luiz Fernando Vieira, que atua no Laboratório de Diagnóstico da Raiva do Idaf, orientou quanto às principais características dos morcegos, como aspectos anatômicos, ecolocalização, hábitos alimentares, comportamento reprodutivo, entre outras. “A ideia foi enfatizar a importância das diferentes espécies de morcegos para o equilíbrio ecológico, mas também os possíveis prejuízos causados por estes animais, principalmente no que se refere à transmissão da raiva”, disse.
Ciclo de Palestras
O ciclo de palestras acontece durante toda esta sexta-feira, das 8h às 17h. Além da raiva animal e do serviço de inspeção, também serão debatidos temas como Plano de Carreira na Medicina Veterinária, além da atuação do médico veterinário em fábrica de ração, no Centro de Controle de Zoonoses e na Piscicultura.
Laboratório de Diagnóstico da Raiva
O Idaf acompanha os casos com suspeita de raiva realizando exame gratuito para confirmação da doença, atendendo a todos os municípios capixabas. Os exames permitem que o Instituto identifique os locais de maior incidência da doença e sua intensidade para que tenha condições de direcionar as ações de vigilância.
Raiva
A raiva é uma doença viral grave, de evolução fatal, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos, sendo, portanto, uma zoonose.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br