20/09/2019 20h19

Idaf participa de ciclo de palestras sobre queimas ilegais em Colatina

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), o Ministério Público Estadual  (MPES), o Batalhão da Polícia Militar Ambiental (PMES) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Colatina (Seduma), juntamente com a Defesa Civil,  promoveram, nessa quinta-feira (17), um ciclo de palestras sobre incêndios, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Colatina.

Localizada na região Noroeste do Estado, Colatina é uma das cidades capixabas que mais sofrem com os focos de incêndios, durante o período de seca. Segundo informações do Cbmes, houve aumento de 240% no número de atendimentos, em relação a 2017 e, na última semana, combate a três focos em uma área total de 470 hectares.

Com a palestra “Fogo: evite essa prática”, o engenheiro-agrônomo do Idaf, Rafael Albane, apresentou as orientações do instituto para conscientizar os produtores e a população em geral, acerca dos riscos da utilização das queimas durante o período de proibição. Expos ainda a atuação do Idaf na fiscalização das áreas afetadas pelos focos de incêndio, e as campanhas educativas realizadas durante o mês de setembro.

O gerente da Regional de Colatina do Idaf, Alysson de Almeida, comemora o engajamento das instituições na busca de soluções para os incêndios da região. “A parceria firmada entre os órgãos, para combater a queima ilegal, é um passo importante para solucionar esse problema antigo de Colatina”, disse.

Período de proibição das queimas

O idaf alerta que toda queima precisa de autorização prévia do instituto. Entre os meses de maio e outubro, período de seca, a queima é proibida, com exceção para uso, como último recurso, no despalhamento de cana-de-açúcar e controle de pragas.

Texto: David A. Monteiro

Francine Castro/ David A. Monteiro