A equipe da Gerência de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal (Gedsiv) do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou de um curso de capacitação técnica em amarelecimento letal do coqueiro, em Linhares.
O curso foi dividido em duas etapas: a primeira, nessa terça-feira (26), no auditório da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli); e a segunda, nessa quarta-feira (27), na propriedade do Sr. Leomar Bartels, localizada no distrito de Bebedouro.
A capacitação foi promovida Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA-MAPA) e contou com palestras ministradas pela Dra. Viviane Talamini, engenheira-agrônoma da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Dra. Eliana Maria Passos, bióloga da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Dr. Marcelo Sobreira de Souza, engenheiro-agrônomo do Mapa.
A doença
O amarelecimento letal do coqueiro (Coconut Lethal Yellowing) é uma praga quarentenária ausente no Brasil, causada por um fitoplasma transmitidos por insetos, provocando a morte dos coqueiros e outras palmáceas em um período de 3 a 6 meses. A doença tem atingido os coqueirais que circundam as praias da Costa Atlântica e algumas ilhas da América do Norte e Central.
Texto: David A. Monteiro
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ David A. Monteiro
(27) 3636-3774 / (27) 98163-0601