Terminou nesta sexta-feira (03) o processo de auditoria do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) executado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). O objetivo do acompanhamento, que teve início na segunda-feira (29), foi avaliar a conformidade da equivalência e manutenção da adesão do SIE-ES ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA).
De acordo com o diretor-geral do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, a expectativa é que o Estado mantenha a equivalência. “A equipe técnica vem desenvolvendo um trabalho rigoroso na área de inspeção sanitária animal com foco na saúde pública. De qualquer forma, a auditoria é uma ferramenta valiosa para conduzir as ações de forma mais estratégica e promovermos melhorias nas áreas em que forem identificadas essas oportunidades. A manutenção da adesão ao Sisbi-POA é fundamental para garantirmos aos estabelecimentos registrados no Estado a possibilidade de ampliarem sua comercialização”, destacou Monteiro.
Segundo o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Raoni Cezana Cipriano, os auditores do Ministério da Agricultura fizeram verificação dos controles, das documentações e dos procedimentos técnicos-administrativos do Idaf no âmbito do SIE-ES. “Essa conferência nos auxilia na otimização de nossos processos, além de avaliar como esse controle está sendo feito nos estabelecimentos registrados no órgão e também fiscais do Idaf, ou seja, é uma varredura completa de todo o Serviço de Inspeção”, disse Cipriano.
O subgerente de Fiscalização de Produtos de Origem Animal do Idaf, Alan Paulo Moreira Teixeira, destacou que é de suma importância que toda a base técnico-administrativa do Idaf, no âmbito do SIE-ES, esteja em consonância com a legislação federal vigente quanto aos procedimentos realizados na inspeção e fiscalização de produtos de origem animal. “É fundamental que os processos de autocontrole e as equipes sejam capazes de garantir produtos seguros e de qualidade para o consumidor final. Estes são os pontos observados nestas auditorias para garantir a permanência do Espírito Santo no Sisbi-POA”, pontuou Alan Teixeira.
Sisbi-POA no SIE-ES
A equivalência do SIE-ES para adesão ao Sisbi-POA foi reconhecida em 2013, possibilitando aos estabelecimentos registrados serem habilitados e, assim, comercializarem seus produtos em todo território brasileiro.
Atualmente, o SIE-ES tem sua equivalência reconhecida para as categorias de carne (incluindo abatedouros), ovos, pescado, leite e respectivos derivados. São 51 estabelecimentos registrados no SIE-ES em atividade, sendo cinco habilitados ao Sisbi-POA.
A habilitação ao Sisbi-POA é voluntária. Os estabelecimentos registrados no SIE-ES que não quiserem se habilitar continuam com a abrangência de comercialização de seus produtos restrita ao território do Espírito Santo.
Resultados
De acordo com a reunião final, realizada nesta sexta-feira (03) com os auditores, a avaliação foi positiva. Até o próximo mês o Idaf receberá um relatório com as observações do Mapa. Caberá, então, à equipe do Idaf apresentar um plano de ação, que será avaliado pelo Mapa para definição quanto à manutenção da adesão ao Sisbi-POA.
Texto: Francine Castro
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br