05/03/2020 14h49 - Atualizado em 05/03/2020 16h58

Idaf planeja nova etapa de projeto de educação sanitária e ambiental em Viana

Representantes da Gerência de Educação Sanitária e Ambiental (Geduc) do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), reuniram-se, nessa quarta-feira (04), com a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Viana para definir as próximas etapas do projeto de educação sanitária e ambiental realizado junto a escolas do município.

Em 2019, a unidade escolhida para execução do projeto foi a Escola Municipal Pluridocente de Ensino Fundamental (EMPEF) Luiz Lube, na localidade de Piapitangui. As equipes planejam, agora, a definição de uma nova escola para receber o projeto em 2020.

O projeto experimental teve início em 2019 e o município de Viana foi escolhido por possuir cerca de 90% do seu território em área rural, com atividades agropecuárias diversas. A proposta foi realizar um prévio diagnóstico da realidade local para definir os temas abordados, de acordo com as demandas dos alunos.

“Conhecer as especificidades locais nos permite construir o projeto de forma mais eficaz e objetiva, direcionando os assuntos conforme os anseios e as necessidades da escola e dos estudantes, permitindo uma dinâmica melhor de trabalho”, destacou a gerente de Educação Sanitária e ambiental do Idaf, Andressa Fernandes.

Para a professora da Secretaria Municipal de Educação de Viana Renata Lyrio, um aspecto importante foi adequar a proposta do projeto à realidade das crianças, o que será mantido nas próximas etapas.

O projeto

Para a execução do projeto experimental em Viana, a Geduc realizou um diagnóstico situacional do município por meio da análise de dados agropecuários, econômicos e educacionais. Também foram mapeadas as comunidades rurais do município e as escolas que atenderiam ao trabalho. Com a definição da unidade escolar, foi feito contato prévio com os estudantes para dimensionar o conhecimento dos mesmos e de seus familiares no que se refere às atividades executadas pelo Idaf.

Os estudantes do 3º, 4º e 5º ano participaram de três encontros com o Idaf e os temas abordados foram: raiva animal e defesa agropecuária. Os alunos participaram ainda de um 'Dia de Campo', visitarando uma propriedade rural e vivenciando algumas atividades executadas pelos médicos-veterinários do Idaf.

As ações estão previstas para serem iniciadas na segunda quinzena de abril deste ano.

Texto: Francine Castro

Assessoria de Comunicação do Idaf