Evento on-line será transmitido pela rede social do Instituto e acontece nesta terça-feira (29).
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) reúne dois especialistas para uma live sobre a Raiva, doença infecciosa viral aguda, que acomete animais mamíferos e pode ser transmitida para seres humanos, por meio do contato da saliva de animais infectados por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. A live acontece nesta terça-feira (29), às 18 horas, na página do Facebook do Idaf.
Os participantes serão a médica-veterinária, mestre em Saúde Coletiva e responsável técnica pelo laboratório de Raiva do Idaf, Karina Miranda Marinho, e o Phd, professor de Doenças Infecciosas, Defesa Sanitária e Animal, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Clayton Bernardinelli Gitti. A mediação ficará com a gerente de Educação Sanitária e Ambiental do Idaf, Andressa Lemos Fernandes.
“Pensamos nesse tema para a live em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Raiva, que é celebrado no dia 28 de setembro, e também pela importância do assunto. A raiva é uma doença considerada zoonose, ou seja, que pode ser transmitida para os humanos, sendo muitas vezes fatal. No Espírito Santo, a Raiva ainda não foi totalmente erradicada, mas está sob controle”, disse a gerente de Educação Sanitária e Ambiental do Idaf, Andressa Lemos Fernandes.
Atuação do Idaf
O Idaf, que acompanha os casos com suspeita de raiva e realizam o exame para confirmação da doença, conta com o único laboratório no Espírito Santo, responsável por esse tipo de diagnóstico. Os exames são gratuitos e atendem a todos os municípios capixabas.
Em 2020, até o momento, foram realizados 271 exames, sendo 25 positivos (18 em animais de produção e 7 em morcegos).
Texto: Rafaely Lyra
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308