19/11/2018 11h30 - Atualizado em 20/11/2018 10h27

Idaf realiza questionário para identificar presença de javalis no ES

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) está buscando informações para verificar a presença de javalis e/ou suínos asselvajados no estado. Os dados subsidiarão o órgão na implantação do programa de acompanhamento das ações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no que se refere ao Plano Nacional do Javali.

 

A médica-veterinária do Idaf Luciana Zetun explica que qualquer pessoa pode responder ao questionário, mesmo as que nunca viram esses animais, pois esse tipo de conhecimento também é importante. “Com essas informações, poderemos identificar áreas prioritárias para as ações de vigilância em suídeos asselvajados de vida livre (javalis, porcos, javaporcos) e obter subsídios técnicos para traçar estratégias de ações futuras de monitoramento sanitário com abordagem em saúde única, além de promover a gestão dos impactos negativos decorrentes da invasão do javali”, explicou Zetun.

 

O javali é uma espécie exótica invasora que pode causar prejuízos à agricultura, à pecuária e ao meio ambiente, além de transmitir doenças, sendo potencial risco à saúde animal e pública. Oficialmente não há avistamentos confirmados de animais no Espírito Santo. Caso sejam observadas notificações seguidas em determinado município ou local, o órgão poderá investigar para confirmar se é javali ou alguma outra espécie silvestre, como queixada ou cateto.

 

Clique aqui e acesse o questionário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeOXg2B7bb5jtecUsy2Npdd87eseZ99sUDMS98oghT1ISNgIg/viewform

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro/ Denys Lobo

Texto: Francine Castro

Tel: (27) 3636-3774

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard