27/03/2020 18h51 - Atualizado em 31/03/2020 13h47

Idaf realiza videoconferência com Mapa e representantes de órgãos de defesa agropecuária

Um dos pontos mais discutidos da pauta foi a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa.

O diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), e também presidente do Fórum Nacional dos executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), Mário Louzada, participou de uma videoconferência com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de órgãos de defesa agropecuária de vários Estados brasileiros, sobre as ações de em enfrentamento ao Covid-19, voltadas para a agricultura.

Durante duas horas de videoconferência, foram discutidos temas como a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa, o abastecimento de alimentos de origem animal e vegetal, decretos e instruções normativas criadas pelos Estados e órgãos nos últimos dias referentes à defesa sanitária animal e vegetal, e ações conjuntas que podem serem realizadas por órgãos estaduais de defesa agropecuária. 

Mário Louzada; o gerente de Defesa Sanitária e Inspeção Animal, Raoni Cezana Cipriano; e médicos-veterinários do Instituto também falaram sobre as ações que o Idaf está realizando neste período, como o apoio nas operações sanitárias criadas pelo Governo do Estado e a disponibilização de um equipamento e pessoal para diagnóstico do Coronavírus. Foram apresentadas ainda ações essenciais do órgão, sobretudo na área de segurança dos alimentos de origem animal e vegetal.

De acordo com diretor-presidente Mário Louzada, uma das pautas mais discutidas foi a primeira etapa de vacinação contra febre aftosa. "Temos uma preocupação com a primeira etapa da vacinação que acontece em maio, a minha sugestão e de alguns outros estados é que a etapa seja adiada. É arriscado e impróprio pedir para que os produtores tenham que sair das suas casas nesse momento que estamos vivendo para irem até os estabelecimentos agropecuários para comprarem a vacina, e depois até os escritórios do Idaf para fazer a comprovação", explicou Louzada.

Texto: Rafaely Lyra

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard