13/03/2018 14h33 - Atualizado em 14/03/2018 09h24

Idaf recebe equipe de Itarana para rever limites intermunicipais

A diretoria e a equipe de Terras e Cartografia do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) recebeu, nesta terça-feira (13), representantes do poder público municipal e moradores de Itarana para tratar da linha de limite com Itaguaçu, especificamente na comunidade de Pedra Alegre.

De acordo com a chefe da Seção de Geoprocessamento do Idaf, Renata Stelzer Sabaini, em 2013 o Instituto procedeu um ajuste no referido limite. “O traçado no mapa não condizia com a descrição da lei, que indicava a Pedra Alegre como limite. Na ocasião, o traçado foi corrigido de forma que ficasse em consonância com a lei vigente e, com isso, a comunidade de Pedra Alegre (cerca de 1.000 hectares) passou a integrar o município de Itaguaçu”, explicou.

A demanda da Associação de Moradores de Pedra Alegre, onde residem cerca de 400 pessoas, é para que o limite seja novamente revisto. Durante a reunião, ficou acordado que o representante legal da Associação enviará um ofício ao Idaf, com abaixo-assinado da população fazendo a reivindicação.

Diante disso, o Idaf procederá o estudo de campo e também fará entrevista com a população local que, segundo os presentes à reunião, historicamente sempre foi assistida pelo município de Itarana, cuja sede está a 5 km de Pedra Alegre (enquanto a sede de Itaguaçu está a 15km). Posteriormente, o Instituto oficiará os representantes políticos dos municípios envolvidos para que, juntos, possam analisar uma proposta de redefinição dos limites geográficos.

Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504