30/04/2019 16h08 - Atualizado em 02/05/2019 08h50

Mais de 1,5 mil embalagens de agrotóxicos são recolhidas em Brejetuba

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) participou, nesta terça-feira (30), da “Operação Campo Limpo”, promovida pela Prefeitura Municipal de Brejetuba. Juntamente com as demais instituições parceiras, foram recolhidas, aproximadamente, 1.500 embalagens vazias de agrotóxicos de propriedades rurais no distrito de São Jorge.

O engenheiro-agrônomo do Idaf Jonnyr Moreira explica que, após o uso do agrotóxico, as embalagens devem, obrigatoriamente, ser devolvidas no estabelecimento comercial onde foram adquiridas. “Durante essas ações, os produtores têm a oportunidade de entregar em um ponto de coleta instalado especialmente para essa finalidade, entretanto, as lojas que comercializam esses produtos são cadastradas junto ao Idaf e têm por obrigação receber as embalagens e entregar o comprovante de devolução ao usuário, que deverá guardá-lo por um ano para fins de fiscalização”, orientou Moreira.

Quando deixadas no campo após o uso, as embalagens vazias podem ser prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, uma vez que os resíduos de agrotóxicos podem contaminar os solos e os recursos hídricos, assim como provocar intoxicações nos seres humanos e animais. Pela legislação, o prazo para devolução é de um ano após a compra, mas a orientação é que as embalagens sejam devolvidas assim que o produto for completamente utilizado.

A destinação adequada do material recolhido caberá à Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Espírito Santo (Assoagres), que realizará os procedimentos necessários, dentro das normas técnicas, para evitar contaminações.

Apoio

Além do Idaf e da prefeitura, a “Operação Campo Limpo” em Brejetuba contou com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), da Assoagres, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé) e da Nutriagro.

Recolhimento de embalagens no ES

No Espírito Santo, foram destinadas, nos quatro primeiros meses de 2019, em torno de 126 toneladas de embalagens de agrotóxicos, segundo dados da Assoagres. A expectativa da instituição é que, até o final deste ano, sejam devolvidas em torno de 400 toneladas.

A fiscalização no Estado, quanto à devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas, é de responsabilidade do Idaf. Cabe ao órgão verificar junto às propriedades rurais, dentre outras questões, os agrotóxicos utilizados e sua condição de armazenamento e a correta destinação final das embalagens vazias.

Texto: Francine Castro

Informações à imprensa: