O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu mais de 20 mil ovos de galinha sendo transportados sem registro no serviço de inspeção oficial, que é obrigatório. A apreensão aconteceu na última semana em Bom Jesus do Norte, na divisa do Estado com o Rio de Janeiro.
De acordo com o médico veterinário do Idaf Gustavo Wassita, os veículos eram provenientes de Domingos Martins e seguiriam para Barra Mansa e Valença, no Rio de Janeiro.
“O objetivo é impedir que esses produtos cheguem à mesa da população. O Idaf trabalha para garantir a inocuidade dos produtos de origem animal, que obrigatoriamente devem ser registrados no serviço de inspeção oficial – municipal, estadual ou federal. No caso dos ovos, a ausência do processo de ovoscopia, por exemplo, impede a verificação quanto à presença de fungos, sangue, ruptura da gema ou mesmo trinca na casca, que indicam ou potencializam a contaminação dos alimentos”, explicou Wassita.
Os responsáveis pelas cargas foram multados e os produtos foram destruídos por não ser possível comprovar se estavam aptos ao consumo. “Não podemos correr o risco de expor a população com alimentos cuja procedência não pode ser identificada”, disse o médico veterinário.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tels: (27) 3636-3774/ 9 9946-7504
comunicacao@idaf.es.gov.br