O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) identificou o transporte irregular de aproximadamente 100 mudas de citros (laranja), impedindo a entrada dos vegetais no Estado. A ação aconteceu na manhã desta segunda-feira (30), em Bom Jesus do Norte, na divisa com o Estado do Rio de Janeiro.
Segundo o técnico do Idaf Thiago Borges, a carga não estava acompanhada da Permissão de Trânsito de Vegetais (PTV), documento obrigatório para o transporte. O material era proveniente de Cataguases, em Minas Gerais, e seria comercializado no litoral sul do Espírito Santo e na Grande Vitória. “A PTV é fundamentada por um Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), portanto, sua ausência impede a identificação da qualidade sanitária do produto. Não há como dizer se a carga está livre de doenças, por exemplo, expondo as lavouras capixabas à introdução de novas pragas, como o Cancro Cítrico e o Greening”, explicou o técnico.
Venda ambulante é proibida
As mudas de plantas frutíferas ou ornamentais só podem ser vendidas em estabelecimentos comerciais devidamente registrados no Ministério da Agricultura. Essa medida visa garantir a qualidade das mudas e evitar a disseminação de possíveis doenças que podem atingir as lavouras.
A compra de mudas deve sempre ser feita em um estabelecimento legalizado. Os consumidores podem solicitar ao proprietário a autorização do Ministério da Agricultura para a comercialização e denunciar a esse órgão a venda clandestina.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro
Tel.: (27) 3636-3774
comunicacao@idaf.es.gov.br