07/04/2017 16h50 - Atualizado em 10/04/2017 08h20

Queijo e madeira apreendidos na divisa entre ES e BA

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu cerca de 1.100 quilos de queijo em situação irregular e 25 metros cúbicos de madeira nativa sem a documentação exigida durante blitz realizada na última quarta-feira (05). A ação ocorreu em Pedro Canário, na divisa do Estado com a Bahia, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

Segundo o técnico do Idaf Edevaldo Martiniano da Silva, os queijos não eram provenientes de estabelecimento registrado no serviço de inspeção oficial. “Os produtos não tinham rótulos e estavam sendo transportados sem refrigeração, em caixas de papelão ou sacos plásticos. “A ausência do registro, que é obrigatório, e o acondicionamento inadequado colocam em risco a integridade do alimento e impedem a comprovação de que estão aptos ao consumo. Justamente por isso, toda a carga foi destruída”, explicou Edevaldo.

Os dois veículos fiscalizados eram provenientes da Bahia e os alimentos seriam comercializados em Nova Venécia e Serra. Os responsáveis foram autuados.

Comprovação de origem

No caso da madeira, a carga estava com o Documento de Origem Florestal (DOF) vencido. O material, oriundo de Porto Grande, no Amapá, seria entregue no município de Serra (ES).

O chefe do Idaf em Pedro Canário, Ivan Junior de Souza Vieira, explica que o DOF é obrigatório para o transporte de produto ou subproduto florestal de espécie nativa brasileira, permitindo o controle desde o corte, armazenamento e transporte até o consumo final do material.

Transporte irregular de equinos

Durante a ação, também foi abordado um caminhão transportando equinos com a Guia de Trânsito Animal (GTA) incorreta. “Havia divergência quanto ao número de éguas e o nome do proprietário na GTA não coincidia com o que constava nos exames dos animais. Além disso, o responsável não estava de posse de alguns documentos exigidos para o transporte, como atestado de ausência de sinais clínicos para mormo.

Os animais não puderam ser transportados e tiveram que retornar à origem. O veículo era proveniente de Santa Cruz de Cabrália (BA) e os animais seriam utilizados para reprodução em Fundão (ES).

Tels: (27) 3636-3774