A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) participaram da ExpoSul Todos pelo Leite. O evento é realizado pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e o Sindicato Rural do município. A Cooperativa de Laticínios Selita, que completa 83 anos de mercado em 2021, é correalizadora
Com o tema “Todos pelo leite”, o evento conta com diversas atividades, exposição de animais de programas de melhoramento genético, entre outros.
"A pecuária leiteira destaca-se por proporcionar renda mensal durante todo o ano para os produtores, o que contribui para a permanência das famílias no meio rural e para o desenvolvimento local. O Governo do Espírito Santo incorporou um projeto do Incaper, o Bovinocultura Sustentável, a sua carteira de projetos prioritários. Também estamos trabalhando internamente para retomar o fomento em doses de sêmen, um investimento de R$ 500 mil reais, além de estudar a possibilidade do fomento em embriões de animais leiteiros meio sangue, produzidos por FIV", disse o secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto.
“O Idaf realiza o papel de defesa agropecuária no Estado e o registro de agroindústrias que produzem produtos lácteos, sendo fundamental para a sanidade do rebanho e o fomento da cadeia leiteira. Neste ano, trouxemos uma novidade para a feira, priorizamos a apresentação do Laboratório de Análise da Qualidade do Leite, que recentemente recebeu creditação a Rede Brasileira de Qualidade do Leite (RBQL). É importante que o produtor ou laticínio saiba que agora conta com um laboratório no Estado, o que diminui custos e tempo para análise de amostras, que antes era enviada para outro Estado. A feira também serve para um intercâmbio de informações e aproximação do Idaf com a sociedade civil”, explicou o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada.
Para o coordenador técnico de Produção Animal do Incaper, Bernardo Lima Bento de Mello, a ExpoSul é um momento de troca de experiências. "É sempre importante discutir a cadeia produtiva do leite capixaba, então precisamos aproveitar esses momentos. A pecuária leiteira exerce um papel de extrema importância no desenvolvimento econômico e na geração de emprego e renda no Brasil e no Espírito Santo, está presente na maioria dos municípios capixabas. O leite, a carne e os derivados do leite produzidos no Estado são, majoritariamente, destinados ao abastecimento do mercado consumidor interno e envolvem, juntos, 30.303 propriedades e de 28.847 produtores rurais", afirmou.
Imprensa à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Vanessa Capucho
(27) 3636-3700 / 98860-6838
comunica.seag@gmail.com