Curso com duração de 32 horas, aconteceu entre os dias 13 e 17 de outubro, na sede do instituto.
Na última semana, os médicos-veterinários, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que atuam na inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, do Serviço de Inspeção Estadual do Espírito Santo (SIE-ES), participaram de um curso presencial, com duração de 32 horas, sobre o bem-estar animal durante o manejo pré-abate e abate. O curso teve início na segunda-feira (13) e seguiu até a sexta-feira (17), na sede do instituto, em Vitória.
O curso foi elaborado com a finalidade de atualizar o conhecimento técnico dos servidores sobre a Portaria Federal nº 864/2023, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que dispõe de novas atualizações no Regulamento Técnico de Manejo Pré-abate Humanitário e os Métodos de Insensibilização, que devem ser cumpridas em todos os frigoríficos- abatedouros do país, a partir de 31 de janeiro de 2026.
O SIE-ES tem 15 abatedouros-frigoríficos registrados no Idaf, que abatem bovinos, suínos e aves, e que estão sob inspeção e fiscalização permanente dos fiscais estaduais agropecuários do órgão. Os médicos-veterinários responsáveis pela inspeção e fiscalização desses estabelecimentos deverão acompanhar, verificar e fiscalizar o cumprimento das novas regras.
O subgerente de Fiscalização de Produtos de Origem Animal e o coordenador geral do SIE, Alan Paulo Moreira Teixeira, explica que o cumprimento rigoroso dos controles oficiais de bem-estar animal e abate humanitário, pelos abatedouros-frigoríficos, conforme estabelecido em regulamento normativo, é fundamental para assegurar que todas as etapas do processo — desde o manejo pré-abate, insensibilização e sangria — sejam realizadas em conformidade com os princípios de não causar dor, sofrimento ou estresse desnecessário aos animais, garantindo a segurança higiênico-sanitária dos produtos de origem animal e o atendimento às exigências da legislação vigente.
O curso foi ministrado por uma empresa contratada pelo Idaf. Os professores foram a Dra. Lara Bonfim, que é médica-veterinária especialista e mestre em Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, além de doutora em Zootecnia na área de Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Outro palestrante foi o mestre Humberto Vinícius Faria, que é médico-veterinário com pós-graduação em Ciência Avícola, mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e discente do doutorado em Ciência Animal, na Universidade Estadual Paulista de Jaboticabal (UNESP).
Texto: Rafaely Lyra
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro / Rafaely Lyra Walter Brison
(27) 99237-5308
ascom@idaf.es.gov.br