13/12/2017 10h24

Servidores são capacitados para utilização de software de geoprocessamento

Servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizam esta semana capacitação para utilização do QuantumGIS (QGIS), um software livre de geoprocessamento que pode ser usado para manipulação de dados geográficos, vetores e imagens.

 

O curso, ministrado pelo técnico do Instituto Otávio Gabrieli Dalvi, acontece nesta quinta (14) e sexta-feira (15) em Venda Nova do Imigrante e foi realizado na segunda (11) e terça (12) em Linhares, reunindo ao todo 30 servidores que atuam na área florestal de todo o Estado.

 

Dalvi elaborou um script específico para o QGIS que confere mais celeridade para confecção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro obrigatório para todos os imóveis rurais. “Esse trabalho é coordenado pelo Idaf e a equipe técnica precisa estar apta para a validação desses cadastros. O script, já com as camadas obrigatórias previamente inseridas, facilita a confecção do croqui do CAR”, disse.

 

Segundo o chefe da Seção de Controle Florestal do Idaf, Pedro Heyerdahl de Sá, os participantes também estão sendo qualificados para utilização do tablet para navegação em tempo real nas atividades de campo. “Esse aparato tecnológico confere mais eficiência nas vistorias, agilizando o atendimento dos processos e melhorando a qualidade dos serviços prestados”, explicou.

 

QuantumGIS

Diferente de outros Sistemas de Informações Geográficas (SIG), que têm um custo alto, o QGIS é acessível para qualquer pessoa com acesso básico a um computador pessoal. O software permite visualização, edição e análise de dados geográficos, pode ser utilizado para montagem de mapas em diferentes formatos e diferentes utilidades e ainda permite conexão com vários bancos de dados.

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tel: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard