24/10/2018 16h01

Uso consciente de agrotóxicos é discutido em Afonso Cláudio

Aproximadamente 100 produtores rurais estiveram reunidos, nessa terça-feira (23), na localidade de Mata Fria, em Afonso Cláudio, para participar de reunião sobre o uso consciente de agrotóxicos na região. O encontro foi organizado pelo Ministério Público, em parceria com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Secretaria Municipal de Saúde e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“É importante ter ciência da aplicação correta e da real necessidade de utilização do produto”, alertou o engenheiro-agrônomo do Idaf Denevaldo Filete, e completou: “O agrotóxico só deve ser adquirido após um diagnóstico feito por um profissional. Caso realmente seja necessário, é emitida uma receita agronômica com as devidas orientações para preparação e aplicação. A utilização do equipamento de proteção individual (EPI) também é fundamental para a segurança do aplicador, principalmente no momento de preparo da calda, quando o produto está concentrado”, orientou.

O Promotor de Justiça Valtair Lemos Loureiro ressaltou em sua fala que os agricultores precisam se profissionalizar e destacou os riscos para a saúde e para o meio ambiente do uso inadequado de agrotóxico. “É preciso que os agricultores se lembrem de que são tanto fornecedores quanto consumidores e devem ser cautelosos. O uso, o armazenamento e a disposição de agrotóxico e suas embalagens sujeitam o produtor, além das multas administrativas do Idaf, a processo criminal”, pontuou.

O engenheiro-agrônomo Fabrício Gobbo Ferreira, do Senar, destacou sobre a importância da conscientização dos produtores quanto ao uso correto dos agrotóxicos, enfatizando sobre a profissionalização através do treinamento que a instituição faz gratuitamente. Ele lembrou ainda que são proibidos a aplicação e o uso dos produtos por menores de idade.

Durante a apresentação, a psicóloga do Programa de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, da Secretaria Municipal de Saúde, Rogeria Beilke Cunha, atentou para os casos de intoxicações por uso de agrotóxicos nos últimos quatro anos, que ultrapassaram 65 ocorrências acidentais, inclusive com crianças. Tal situação reforça a necessidade de cuidados, sobretudo, no armazenamento desses produtos.

Apoio

O encontro contou ainda com o apoio de instituições parceiras, como Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Secretarias Municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, Sindicato Rural Patronal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, lojas agropecuárias e lideranças da comunidade de Mata Fria.

Informações à imprensa:

Francine Castro/ Denys Lobo