24/05/2018 13h17 - Atualizado em 24/05/2018 15h33

Vacinação contra a febre aftosa precisa ser feita até o fim do mês

Foto: Francine Castro

Os produtores rurais que possuem bois e búfalos com menos de dois anos de idade em suas propriedades precisam ficar atentos ao prazo final para a vacinação contra a febre aftosa. A campanha, coordenada no Estado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), se encerra na próxima quinta-feira (31).

As vacinas podem ser adquiridas, somente durante a campanha, em lojas agropecuárias cadastradas junto ao Instituto.

É importante ressaltar também que a comprovação da vacinação é obrigatória e pode ser feita de duas formas: pela internet, até o dia 31 de maio, ou nos escritórios locais do órgão, até o dia 8 de junho.

Os proprietários que não vacinarem ou não atualizarem seu rebanho estão sujeitos a multa. Além disso, a propriedade fica impedida de movimentar seus bovinos e bubalinos até que a situação seja regularizada.

Nos municípios

Dentre os 78 municípios capixabas, Mimoso do Sul, Baixo Guandu e Pedro Canário são os que apresentam os melhores índices de comprovação de vacinação até o momento, todos com percentual acima de 50%.
Já as cidades de Pancas, Alegre e Santa Maria de Jetibá têm os menores índices de comprovação, cada uma com cerca de 25% das imunizações registradas, em média.

Em 2017
Em maio do último ano, o Espírito Santo registrou o índice de 97,22% de comprovação de vacinação contra febre aftosa na primeira etapa da campanha. O percentual corresponde à comprovação da vacinação de quase 603 mil animais em todo o Estado.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf
Francine Castro/ Denys Lobo
Texto: Denys Lobo
Tel.: (27) 3636-3774
comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard